O MERCADO DOS LEILÕES 2019/2020

O analista John Wiley, ao serviço da corretora de seguros Hagerty, elaborou um relatório com a análise e conclusões acerca do ano de 2019 no que diz respeito às transacções de automóveis clássicos. Nesse documento, Wiley esclarece que o ano que passou foi marcado por uma ligeira quebra face a anos anteriores mas, ainda assim, mantendo-se num nível muito superior ao de 2016. Segundo o autor, o quadro negro que muitos pintaram, tem origem nos resultados excepcionalmente fracos do leilão da Monterey Car Week.

Os dados revelam que o mercado americano (em leilões) sofreu em 2019 uma quebra de quase 15%. Em compensação, as vendas através do importante site de leilões “Bring a Trailer”, cresceram 40% face a 2018. Por norma, os modelos vendidos através deste site são de segmentos e cotações mais baixas, o que demonstra que as grandes quebras aconteceram, sobretudo, nos veículos mais valiosos.

Este é um facto repetido nos leilões de Arizona, em Janeiro: apesar de haver um aumento de 17% nos automóveis vendidos, a soma total das receitas foi 3% inferior à edição de 2019. Os analistas sublinham o facto da condição média dos modelos levados a leilão no segmento alto ser claramente inferior, o que influencia os resultados mas também revela que os proprietários dos melhores exemplares, estão expectantes e querem estar certos de os colocar no mercado no momento certo.

O analista recorda que no período 2015 a 2018, certas categorias do mercado praticamente quadruplicaram de valor, nomeadamente uma grande quantidade de modelos Ferrari e Porsche. À luz dessa escalada, que seria insustentável por mais tempo, os resultados de 2019 podem parecer um mau presságio mas, na realidade, são apenas sinal do regresso de alguma serenidade ao mercado.

Por seu lado, os resultados de Arizona permitiram confirmar que as hesitações no mercado dos “milhões”, são claramente contrariadas pelo fluxo saudável no mercado dos “milhares”, com os exemplares de valores médios e baixos a serem transaccionados por valores acima das estimativas.

Aguarda-se com grande expectativa os resultados dos leilões da Retromobile desta semana, que são sempre um sinal do que se pode esperar ao longo do ano.