70 ANOS DO MUNDIAL DE F1

Foi a 13 de Abril de 1950 que se realizou em Inglaterra, no circuito de Silverstone, a primeira prova do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

Os Grandes Prémios já existiam desde o período pré guerra. Tendo-se iniciado em França, começaram a acontecer em vários países, maioritariamente em estrada aberta. Só mais tarde começou a generalizar-se a utilização de circuitos fechados.

No pós-guerra, mais concretamente em 1947, com Association Internationale des Automobile Clubs Reconnus (AIACR) a dar origem à FIA, seriam definidos regulamentos unificados para as provas de grande prémio, sendo que a categoria principal, chamar-se-ia, daí em diante, Fórmula 1.

Mas só em 1950 se realizaria o primeiro Campeonato do Mundo de Pilotos, sendo a prova inaugural o Grande Prémio de Inglaterra, em Silverstone.

A Alfa Romeo dominou, através da histórica tripla de F’s: Fangio, Farina e Fagioli, mas o argentino cometeu um erro, tendo que abandonar. Assim, Farina e Fagioli ficariam nos dois lugares cimeiros e, no terceiro posto ficaria um quarto Alfa Romeo, pilotado pelo local Reg Parnell, em substituição de Consalvo Sanesi, lesionado nas Mille Miglia.

O impacto mediático foi instantâneo e seguiram-se 70 edições ininterruptas deste importante campeonato, que tanto impulso trouxe ao desenvolvimento automóvel, ao nível da performance, segurança, durabilidade e até economia.