O VW-PORSCHE DO CPAA

Fazem parte do espólio do CPAA, várias viaturas, resultantes de doações de sócios. Desta feita apresentamos o carismático VW-Porsche 914.

O nascimento do 914 acontece pela conveniência das duas marca alemãs: a Volkswagen precisava de um sucessor para o seu elegante mas já antiquado Karmann-Ghia e a Porsche, por sua vez, precisava de um novo modelo de entrada de gama, que pudesse ocupar o espaço que anteriormente pertencia ao 912.

O conceito era bastante vanguardista. O motor em posição central permitia criar um desportivo muito mais prático, perdendo apenas os habituais lugares traseiros simbólicos dos Porsche tradicionais.

Além de suspensão totalmente independente, o 914 tinha travões de disco às quatro rodas. A caixa de cinco velocidades era a mesma do Porsche 911. O motor era o mesmo do VW 411, com injecção electrónica e 80cv. A potência não permitia performances muito entusiasmantes para a época: 13,8 dos 0 a 100km/h e 173km/h de velocidade de ponta, eram números apenas aceitáveis. O grande trunfo do VW-Porsche era a agilidade e a consequente facilidade de condução.

Nos mercados do Norte da Europa e Estados Unidos, o  VW-Porsche era vendido apenas como Porsche 914.

O exemplar do CPAA está decorado com as cores do Clube e tem marcado presença em várias exposições e eventos.