ANIVERSÁRIO: VW TYPE 2

As ideias mais geniais têm quase sempre em comum um factor, que é a simplicidade. Não há outra forma de explicar o Volkswagen Type 2, ou usando expressões populares, a Kombi, Bus, Van, Camper, Transporter, pão-de-forma, etc.

O nome Type 2 explica-se por ser este o segundo modelo da marca Volkswagen e o minimalismo do nome condiz com a estratégia da marca, que consistia em usar a mesma plataforma e a mesma base mecânica para diferentes tipos de veículo, tirando partido das virtudes da economia de escala.

O parentesco da Type 2 com o Carocha (ou Type 1) é evidente e esse é parte do encanto do modelo, pela robustez e facilidade de condução.

Contudo, aos argumentos conhecidos do Volkswagen, juntava a versatilidade, potenciada pelos imensos formatos de carroçaria, que vão da pick-up ao mini-bus, passando pelas versões de campismo ou de apenas três lugares. Comum à maioria das versões era o formato que lhe mereceu a alcunha de “pão-de-forma”, que poderia até ser vista como jocosa. No entanto, a popularidade do modelo prova que esse nome não passa de uma demonstração de carinho.

Tornou-se um símbolo de liberdade ao longo dos anos 60 e continua a ser o veículo preferido dos espíritos livres, dos surfistas aos músicos, passando pelos campistas e novos hippies.

Parabéns ao “pão-de-forma”, que em 2020 completa 70 anos.