TÁXI MAIS FAMOSO DO PAÍS NO CPAA

O mais famoso Táxi português, e também o mais antigo (táxi automóvel), está desde Novembro em Exposição na delegação do CPAA em Paço D’Arcos.

Se é verdade que todo o automóvel antigo tem histórias para contar, então o famoso Táxi do Sr. Augusto Macedo, tem um livro longo para escrever.

Falecido em 1997, o Sr. Augusto Macedo era, à data do seu falecimento, o mais antigo taxista do mundo em actividade, sempre com o seu fiel companheiro. Foi em 1928 quando trabalhava. O Oldsmobile XT 303, que comprou novo em 1928 e que usou até ao fim da sua carreira, tornou-se numa atracção turística e no Táxi preferido de quem visitava Lisboa.
Foi protagonista de inúmeras reportagens e até de um filme chamado “Taxi Lisboa”, do realizador alemão Wolf Gaudlitz, e em que o próprio Augusto Macedo conquistou, aos 93 anos, o prémio de melhor actor amador no Festival de Cinema Pescara.

O Oldsmobile percorreu mais de dois milhões de quilómetros com o Sr. Augusto Macedo e transportou milhares de passageiros entre os quais se conta, naturalmente, algumas figuras ilustres, nomeadamente Fernando Pessoa.

Esta viatura é actualmente pertença da Associação Turismo de Lisboa, e foi cedida para exposição na Delegação do CPAA. Irá integrar  algumas outras exposições de veículos antigos que a Direção está a preparar e que brevemente serão divulgadas.