PATRICK ROLLET DISTINGUIDO POR MACRON

Patrick Rollet, ex-Presidente da FIVA, foi honrado com a atribuição do grau de Cavaleiro da Ordem Nacional de Mérito do seu país, França, entregue pelo Presidente Emmanuel Macron, na habitual cerimónia anual. Esta condecoração é atribuída por serviços prestados ao seu país, nomeadamente os 48 anos de contributo para o movimento internacional dos veículos históricos, especialmente enquanto Presidente da FIVA.

Esta condecoração não só faz justiça a Rollet, como enaltece a importância cultural dos movimento dos Veículos Históricos naquele país.

O ex-Presidente da FIVA, sempre defendeu a sua convicção de que os veículos antigos não são apenas meios de transporte ou um simples passatempo, mas sim um património cultural e histórico que representa a herança técnica e artística da humanidade, servindo de testemunho para a transmissão dessa herança entre gerações.

Durante a sua presidência, a FIVA cresceu consideravelmente, tornando-se numa organização verdadeiramente global. De 60 Clubes de 50 países em 2013, a FIVA cresceu para os actuais 105 Clubes espalhados por 76 países e cinco continentes, da Argentina à Nova Zelândia, da Noruega à África do Sul.

Rollet também acrescentou à FIVA uma dimensão maior enquanto Federação de Clubes, ao permitir a adesão de parceiros profissionais, como empresas especializadas, meios de comunicação e museus.

Ao mesmo tempo, rejuvenesceu a organização e aumentou a sua representatividade, com acções para atrair jovens e mulheres.

De enorme relevância é o facto de ter sido durante o seu mandato que a UNESCO atribuiu à FIVA o patrocínio do “Ano Internacional do Património Motorizado”, em 2016. Um reconhecimento do seu esforço de afirmação dos veículos antigos como parte do Património Cultural da Humanidade. Na sequência desta acção, a FIVA tornou-se parceira reconhecida da UNESCO.

Na Assembleia Geral de Novembro de 2020, a FIVA havia já indicado Patrick Rollet como Membro Honorário. Rollet é ainda muito activo na Federação Francesa de Veículos de Época, membro da FIVA, bem como no seu papel de organizador do Rally Internacional Fougères.

Para o actual Presidente da FIVA Tiddo Bresters, esta distinção vem também honrar a FIVA, a Federação Francesa, assim como o movimento internacional dos veículos antigos.