FIVA COMEMORA 55 ANOS

A FIVA – Federação Internacional do Veículo Antigo, organismo máximo do sector dos automóveis antigos e parceiro da UNESCO, celebra hoje 55 anos.

A FIVA tem desenvolvido, especialmente nos últimos anos, um papel fundamental na preservação dos automóveis antigos mas, sobretudo, na defesa dos direitos dos proprietários e utilizadores de veículos antigos, combatendo restrições e tornando menos onerosa e complicada a posse e preservação dos mesmos.

A FIVA tem como membros centenas de clubes, Federações e até empresas do sector, mas apenas um representante por país, denominado ANF – Autoridade Nacional FIVA. Em Portugal, a ANF é o CPAA.

Na comemoração desta data importante, o actual Presidente da FIVA enviou a todo os membros uma mensagem de celebração, incentivo e esperança, que transcrevemos abaixo.


Perseverance

Perseverance é o nome do veículo que a NASA colocou em Marte no dia 18 de Fevereiro. É difícil de imaginar um melhor nome neste dia e nesta época. “Windows fo Hope” foi a música que usámos para nos despedirmos no final da nossa mais recente Assembleia Geral em Novembro de 2020, quando já vislumbrávamos o cenário de uma vacinação efectiva através da “janela”. No entretanto, chegámos a um ponto em que se fala mais e com mais entusiasmo acerca das capacidades de diversas vacinas de diferentes marcas, do que se fala de novas gamas e outras qualidades dos novos automóveis eléctricos…

Felizmente, o interesse dos nossos veículos históricos permanece tão forte como nunca. De facto, todos estamos a aguardar ansiosamente pelo momento em que poderemos voltar a dar aso à nossa paixão em pleno e em que nos possamos reunir de novo em torno dos nossos tesouros sobre rodas. No entanto, a Direcção da FIVA tem-se mantido muito activa ao longo destes meses, a trabalhar no sentido de facilitar o exercício desta nossa paixão. A Comissão Legislativa continuou alerta e reactiva relativamente àquilo que o universo político tem reservado para nós e publicará em breve os resultados do mais extenso inquérito que alguma vez realizámos.

A Comissão de Eventos foi também capaz de adicionar vários novos eventos ao calendário – ainda que alguns, lamentavelmente, ainda estejam agendados com estatuto provisório e dependentes das circunstâncias do momento -, enquanto que a Comissão Técnica está a trabalhar afincadamente para incrementar o número de Passaportes FIVA emitidos, com a transição para as candidaturas digitais. No entretanto, a Comissão de Cultura, apoiada com entusiasmo da Comissão para a Juventude, está a trabalhar em inúmeros projectos com vista a aumentar o entusiasmo por esta paixão por parte das novas gerações, especialmente nestes tempos difíceis, e no sentido de encontrar melhores ligações ao sector cultural. E de vós, os membros da FIVA, temos recebido inúmeros sinais que demonstram que todos estão a fazer bom uso do tempo passado em casa, com inúmeras iniciativas interessantes.

Hoje, dia 26 de Fevereiro, a FIVA celebra o seu 55º aniversário. Percorremos um longo caminho, mas os desafios que nos esperam, ao longo dos próximos anos, são grandes. Sem a Vossa ajuda e apoio, nunca teríamos chegado tão longe, mas com este esforço partilhado, estamos certos de ser capazes de transpor os obstáculos que ainda iremos encontrar, tal como o Perseverance no piso acidentado de Marte. Em suma, continuaremos de acelerador a fundo, para que daqui a 30 anos, também possamos atribuir a esse veículo, que agora percorre Marte e que foi lançado a 30 de Julho de 2020, um Passaporte FIVA.

Boa sorte em todas as Vossas actividades e cuidem da Vossa saúde.

Tiddo Bresters
Presidente da FIVA