LEITURAS: “O PRÍNCIPE PILOTO”

Para um entusiasta dos automóveis antigos, as leituras são um complemento obrigatório do hobby. Sobretudo em tempos de inverno ou de recolhimento obrigatório. Por isso, o CPAA traz-lhe algumas sugestões.

O Príncipe Piloto é um livro de Henrique Sequerra. Os mais atentos às publicações de automóveis conhecerão o nome deste reputado jornalista, assim como os seus inúmeros testes publicados acerca dos mais diversos automóveis. Licenciado em Psicologia, fez toda a sua carreira ligada à comunicação social, com um gosto pela investigação, que é materializado nesta brilhante obra que retrata um dos primeiros entusiastas famosos do automobilismo português.

Irmão do Rei D. Carlos, Afonso tinha um sonho a cumprir: Antes piloto por um dia do que Principe a vida toda.

D. Afonso de Bragança, o menos conhecido membro da última família real portuguesa, deixou-se contagiar pela magia que irradiava dos novos veículos que a Revolução Industrial do último quartel do século XIX fizera surgir além Pirinéus. O popular «Arreda» nunca se conformou com a monotonia palaciana e sempre que podia trocava os salamaleques de salão pelo óleo sujo dos motores dos automóveis que colecionava.

Ao descobrirem-se os caminhos tortuosos da vida de Afonso, é Portugal que se desenha nas suas virtudes e nas suas misérias. Um país dividido entre a bancarrota da Monarquia e a falência da Primeira República.