Clube

SEGUROS (TAMBÉM) PARA PRÉ-CLÁSSICOS

O CPAA continua a proporcionar aos seus sócios seguros para os seus Clássicos a preços extremamente vantajosos.

Isenção de IPO

Não é uma novidade e já foi amplamente divulgada. Todavia, pela sua importância, são sempre de relembrar as novas regras para a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) de Veículos Históricos.

Electo Siluz

Empresa fundada em 1976, na cidade do Porto, a Electro Siluz – Artigos Eléctricos e Electrodomésticos tem a mais recente parceria celebrada pelo CPAA para benefício dos sócios.

Parque SABA

Uma das primeiras parcerias anunciadas, a vantagem de estacionar no Parque SABA da Casa da Música, na cidade do Porto, está a revelar-se um verdadeiro êxito.

Novo cartão CPAA

Os sócios do Clube vão passar a ter um novo cartão.

PAGAMENTO DE QUOTAS

São cada vez mais as vantagens que o Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA) proporciona aos seus sócios.A condição essencial para poder beneficiar das regalias que o CPAA disponibiliza é ter as quotas anuais em dia.

Seguros (também) para Pré-Clássicos

O CPAA continua a proporcionar aos seus sócios seguros para os seus Clássicos a preços extremamente vantajosos. Agora, a oferta foi alargada aos Pré-Clássicos, Automóveis e Motos que tenham entre 25 e 29 anos (fabricados entre 1989 e 1993).

Isenção de IPO

Novidade desde o primeiro dia do corrente ano, os veículos com mais de 30 anos devidamente inspeccionados e homologados pelo CPAA e de acordo com o Decreto-Lei 144/2017 estão isentos da Inspecção Periódica Obrigatória, vulgarmente designada como IPO.

PARCERIAS A AUMENTAR

A Direcção do Clube tem estabelecido um numero crescente de parcerias com empresas que comercializam produtos e serviços de interesse para os sócios.

Três novos membros da FIVA

A FIVA (Federation International de Vehicules Anciens), de que o CPAA é a respectiva Autoridade Nacional para Portugal, acaba de aceitar três novos países membros. Nepal, Bósnia-Herzegovina e Namíbia juntam-se, assim, à vasta comunidade internacional dos Automóveis Antigos, formada por 65 países.

Vantagens de homologação

Um pouco por toda a Europa é cada vez maior a preocupação com as questões ambientais. Em consequência, são já muitas as cidades que restringem a circulação aos veículos mais antigos.

Novidades sobre Vistorias

Desde o passado dia 1 de Janeiro, os Clássicos com mais de 30 anos certificados pelo CPAA ficam isentos da obrigatoriedade de inspecção periódica (IPO).
O CPAA foi declarado Instituição de Utilidade Pública em 1981 e desde 1994 foi-lhe atribuída a competência para certificar a qualidade de Automóvel Antigo e Veículo de Interesse Histórico, ficando os veículos anteriores a 1960 homologados pelo CPAA isentos da obrigatoriedade de inspecção periódica.
Por Despacho da ex-DGV de 2001, foi reiterada essa competência ao CPAA, sendo então estipulado que são equiparados a automóveis de interesse histórico todos os fabricados antes de 1960 e que foram certificados como “automóveis antigos” pelo Clube Português de Automóveis Antigos.

Boas notícias para o movimento histórico dos veículos em 2018

Emanando de uma directiva comunitária, o novo regime de inspecções de veículos históricos começa a ter efeito em vários países. É esse facto que é agora saudado por Peter Edqvist, vice-presidente sénior da FIVA e presidente da Federação Sueca de Veículos , que diz ter sido travada uma ameaça para o futuro dos veículos clássicos nas estradas europeias.

A importância da FIVA

Criada em 1966, numa altura em que foi sentida a necessidade de criar uma organização internacional que congregasse os clubes dedicados aos Automóveis Antigos que já existiam em várias latitudes, a FIVA (Fédération Internationale de Véhicules Anciens) agrega hoje representantes de mais de 60 países, incluindo Portugal.
Quatro anos após a sua fundação, o CPAA aderiu à FIVA em 1969, tornando-se a partir daí e até hoje a sua ANF (Autoridade Nacional FIVA).

Certificação

Classificação como Clássico

 

Segundo a FIVA (Fédération Internationale de Véhicules Anciens), é considerado como veículo histórico todo aquele que tem mais de 30 anos e se encontra preservado na sua originalidade. Em Portugal, o Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA), Autoridade Nacional FIVA (ANF) aplica os mesmo critérios. mas não é assim em todos os países.

Inspecções de Históricos

Há algum tempo que a notícia era aguardada e finalmente chegou: dando corpo às Directivas Comunitárias 45 e 47 de 2014, o Estado português, através do Decreto-Lei 144/2017, passou a reconhecer como veículo de interesse histórico os automóveis e motos com mais de 30 anos.

Notícias

Elegância em Amelia Island

Um dos mais prestigiados Concurso de Elegância do Mundo, o certame de Amelia Island deste ano voltou a ter dois “Best in Show”: o Best in Show Concours d’Elegance” foi para um Dusenberg J/SJ Convertible de 1929, enquanto que o galardão de “Best in Show Concours de Sport” foi atribuído a um Ferrari 250/275P, de 1963.

Registro 1000 Miglia

A ideia não é nova, mas vai finalmente avançar. Os promotores das célebres Mille Miglia, com o apoio da FIVA (Fédération International des Véhicules Ancienes), vão criar o Registro 1000 Miglia, com o qual se pretende dizer “basta” aos “falsos histórico”, réplicas ou reconstruções de automóveis que nunca existiram.

Concursos de Elegância

Continuando a realizar-se em Portugal um vasto número de feiras dedicadas aos Automóveis Antigos e Clássicos – destacando-se o Salão Motorclássico, em Abril, em Lisboa, a Automoblia, em Maio, em Aveiro, e o AutoClássico, em Outubro, no Porto – é cada vez maior o número de apaixonados portugueses que se desloca às grandes feiras internacionais.

Calendário 2018

Conheça o calendário de eventos do CPAA

Museu de Fafe

A cidade de Fafe é, por direito próprio, uma localidade que todos associamos ao Automóvel em geral e ao Rali de Portugal em particular. Fafe quer agora ir mais longe e pretende criar Museu do Automóvel e do Rally de Portugal (MARP), lançando para tal um concurso internacional de ideias para a concepção do novo museu.

Retromobile de Paris

Ocupando este ano uma área superior (os pavilhões 1, 2 e 3 do Centro de Exposições das Portas de Versailles), a Retromobile de Paris abriu ontem ao público as suas portas. Até ao próximo domingo, a Cidade Luz transforma-se na Capital do Automóvel Antigo.

1000 Milhas Históricas Brasileiras

A comemorar os seus 35 anos de actividade, o MG Club do Brasil solicitou ao CPAA a divulgação da realização do seu rali anual de regularidade, que tem lugar de 19 a 23 de Junho.

Os leilões de Paris

Como já é tradicional, as maiores casas do sector aproveitaram a realização de mais edição da Retromobile de Paris para realizarem os seus leilões. Misturando, em alguns catálogos, automóveis actuais com os Clássicos, modelos bem diferentes foram os mais caros de cada um dos leilões.

Os grandes leilões

Internacionalmente, os grandes leilões continuarão em 2018 a movimentar milhões. As vendas dos automóveis mais caros são normalmente as únicas que têm direito a notícia, mas essas vendas estão longe de esgotar o universo das transacções que se realizam no mundo dos Clássicos. Mas são sempre uma referência. Por isso, registamos as datas das principais semanas de leilões internacionais, para acompanhar ao longo de 2018.

Feiras internacionais

Continuando a realizar-se em Portugal um vasto número de feiras dedicadas aos Automóveis Antigos e Clássicos – destacando-se o Salão Motorclássico, em Abril, em Lisboa, a Automoblia, em Maio, em Aveiro, e o AutoClássico, em Outubro, no Porto – é cada vez maior o número de apaixonados portugueses que se desloca às grandes feiras internacionais.

Eventos

Clássicos na pista do Estoril

 O Track Day Classic Experience CPAA levou para a pista do Autódromo do Estoril cerca de meia centena de automóveis Clássicos, numa experiência pouco comum, que possibilitou aos proprietários momentos de adrenalina e a quem os observava momentos de puro prazer.

Passeio à Lampreia

Realizou-se no dia 17 de Março o Passeio à Lampreia, organizado pelo CPAA.

Rali Vale do Tejo

O CPAA, aproveitou a sua presença no Salão Motor Clássico para divulgar o Rali Vale do Tejo, que terá lugar no próximo dia 26 de Maio.

CPAA NO MOTORCLÁSSICO

Decorreu nos pavilhões da FIL, em Lisboa, de 6 a 8 do corrente, a 14ª edição do Salão Motorclássico, que como é habitual contou com a participação do CPAA.
O Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA) em parceria com o Estoril Experience Day leva a efeito no próximo dia 18 de Março o Track Day Classic Experience CPAA

TRACK DAY CPAA

O Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA) em parceria com o Estoril Experience Day leva a efeito no próximo dia 18 de Março o Track Day Classic Experience CPAA

Automobilias do CPAA

 São já um “Clássico” do calendário anual do CPAA e vão ter continuidade em 2018. Falamos das Automobilias do CPAA, que se realizam em Oeiras.

Desfile de Carnaval

Neste ano de 2018 o Entrudo teve outro colorido na cidade do Porto. O Desfile de Carnaval do CPAA foi um sucesso! Com 58 viaturas e 125 participantes encheram-se as ruas da Cidade Invicta com uma imagem única que só pode ser proporcionada pelos Clássicos.

Tributo a Francisco Cardoso Lima

O Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA) prestou homenagem ao seu recém-desaparecido sócio nº 1, Francisco Cardoso Lima. Muito participado, o Tributo a Francisco Cardoso Lima serviu também para inaugurar, na sede do Clube, um espaço dedicado ao Fundador.

“Mundial” FIVA 2018

A FIVA (Federation International de Vehicules Anciens), representada em Portugal pelo CPAA, elabora todos os anos um vasto calendário de eventos internacionais a que empresta a sua chancela. De entre todos, destaca-se o Rali Mundial, que este ano terá lugar no Reino Unido.

Convívios de Natal

O Natal é, para famílias, clubes e amigos, a época por excelência para reencontros e convívio. A “família” do CPAA não deixou passar a época em claro e, a 9 de Dezembro, no Porto, e a 20 do mesmo mês, em Lisboa, foi tempo de Convívio de Natal.

Passeio São Martinho

Novembro é o mês em que se celebra São Martinho. Já lá vai há um par de meses, mas, pelo interesse despertado em torno do evento promovido pelo CPAA para assinalar a data, não é tarde para recordar, em vídeo, o que foi um dia bem passado.