Notícias

XXXVI Passeio Mercedes-Benz

Como já é da tradição, a Secção Mercedes-Benz do CPAA realizou o seu Passeio Anual, que este ano andou por Arouca, Alvarenga, Castelo de Paiva e Ovar e que contou com o apoio do Douro41 Hotel & SPA. Saldo muito positivo para esta trigésima sexta edição.

Assembleia Geral do Clube

Foi convocada para o próximo sábado, dia 13 de Outubro, às 14:30, uma Assembleia Geral Extraordinária do Clube que visa analisar e votar a proposta da Direcção de aquisição de um imóvel para futura sede do Clube.

Passeio Vinho Verde

Um quente dia de final de Verão brindou o Passeio 110 Anos de Vinho Verde, iniciativa com a qual o CPAA e a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes decidiram assinalar aquela data. Forte adesão dos nossos sócios, que compareceram com 63 veículos Clássicos de várias épocas.

CPAA no AutoClássico

Como é habitual, o CPAA marcou presença, com amplo espaço próprio, na edição deste ano do salão AutoClássico, o maior certame do género dos realizados na Península Ibérica.

Passeio Mercedes

Será nos próximos dias 20 e 21 de Outubro que terá lugar mais uma edição do Passeio Mercedes-Benz, este ano direccionado para os concelhos de Arouca e Castelo de Paiva.

Salon Privé

É um dos mais importantes concursos de elegância internacionais (um dos dois de maior destaque na Grã-Bretanha) e, apesar do seu nome francês, “Salon Privé”, é do mais britânico que se possa imaginar. Para completar o cunho internacional, este ano homenageou uma marca alemã, a Porsche.

Evolução do Automóvel

O átrio de entrada no AutoClássico de 2018 apresentou-se este ano de um modo diferente: pela mão do CPAA e “ilustrado” com oito magníficos automóveis, era contada aos visitantes a Evolução do Automóvel ao longo de oito décadas: desde os anos 10, do Século XX, à década de 80, onde se situa actualmente o ano para que um automóvel seja considerado Antigo.

48 Horas Alentejo

O CPAA vai organizar, de 9 a 11 de Novembro, a 23ª edição das 48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo, evento inscrito no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

G. P. Nuvolari

É hoje um dos eventos mais importantes do Calendário da FIVA. O Gran Prémio Nuvolari, que anualmente se realiza em Itália, atrai participantes de todo o mundo, reunindo um parque automóvel de eleição.

Classificados

É recorrente recomendarmos uma visita ao site do Clube (www.cpaa.pt) regularmente actualizado e onde qualquer pessoa poderá encontrar muitas informações úteis. Falamos hoje de uma secção do site também de utilidade: os Classificados.

Sergio Marchionne (1952-2018)

Sergio Marchionne, até Julho o todo-poderoso homem da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), faleceu a 25 de Julho, em Zurique, na Suíça, em resultado de complicações surgidas na sequência de uma intervenção cirúrgica.

Algarve Classic Cars

Há dois vencedores que começam a ser habituais no Algarve Classic Cars, cuja edição de 2018 se realizou este fim-de-semana: a dupla Nuno Serra-Alexandre Berardo e a organização, liderada por Luís de Brito.

Até sempre José Pinto

Com a realização das cerimónias fúnebres, despediu-se na passada semana da família e amigos o jornalista e sócio do CPAA, grande amante dos Automóveis em geral e do Antigos em particular. Convidamo-lo a ler um sentido texto de autoria do vice-presidente do Clube, Manuel Silva.

Donald Healey, 120 anos

Nascido em Perrenporth-Inglaterra, no ano 1898, Donald Mitchell Healey teria feito 120 anos no passado dia 3 de Junho. É tempo de lhe prestar tributo.

Secção Austin-Healey

Na nossa última Newsletter demos conta da passagem do 120º aniversário do nascimento de Donald Healey (1898-1988), fundador da marca que, em conjunto com a Austin, levava o seu nome, a Austin-Healey.

Porsche em Goodwood

A comemorar os seus 70 anos, a Porsche foi a grande atracção do Goodwood Festival of Speed de 2018. Ao todo, a Porsche Museum levou até à icónica propriedade britânica 21 automóveis históricos, que fizeram as delícias de cerca de 200 mil espectadores.

Passeio Jaguar

Deixou excelentes memórias mais uma edição do Passeio Jaguar, que este ano teve como destino a região de Aveiro e, dentro desta a Base de São Jacinto e o complexo da Vista Alegre em Ílhavo.

FIVA em Turin

A FIVA – Federação Internacional do Veículo Antigo, de que o CPAA é para Portugal a Autoridade Nacional (ANF) – acaba de anunciar a mudança dos seus escritórios, de Bruxelas para Turin.

Clássicos na Casa da Música

Terminou com um saldo bastante positivo a primeira edição do Clássicos na Casa, o evento que teve lugar no passado sábado no piso-3 da Casa da Música, na cidade do Porto.

Semana de Monterey

Todos os anos em Agosto – em 2018, de 17 a 23 – há uma somatório de eventos que são um verdadeiros paraíso para quem gosta de Automóveis Antigos. Falamos da Semana de Monterey, que tem lugar naquela península dos Estados Unidos.

120 anos do Bibendum

Não é um modelo ou um motor, mas é umas figuras mais conhecidas do mundo automóvel. Deram-lhe o nome de Bibendum e nasceu há 120 anos.

Liège-Brescia-Liègie

Teve lugar, de 11 a 22 de Julho mais um evento do Calendário da FIVA. Um evento diferente: o rali Liège-Brecia-Liègie, reservado, como na sua origem, a micro-carros.

Moldova junta-se à FIVA

A Moldova (oficialmente designada República Moldova e também conhecida comummente como Moldávia) através do Moldovan RetroMobile Club, acaba de aderir à FIVA, Federação Internacional do Veículo Antigo, elevando para 68 as nações que fazem parte da federação.

AutoClássico 2018

Voltamos a lembrar que a próxima edição do AutoClássico – onde, como habitualmente, o CPAA marcará presença – e que decorre de 5 a 7 de Outubro, apresenta condições especiais para os sócios do Clube.

Novo cartão CPAA

Os sócios do Clube vão passar a ter um novo cartão.

PAGAMENTO DE QUOTAS

São cada vez mais as vantagens que o Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA) proporciona aos seus sócios.A condição essencial para poder beneficiar das regalias que o CPAA disponibiliza é ter as quotas anuais em dia.

Três novos membros da FIVA

A FIVA (Federation International de Vehicules Anciens), de que o CPAA é a respectiva Autoridade Nacional para Portugal, acaba de aceitar três novos países membros. Nepal, Bósnia-Herzegovina e Namíbia juntam-se, assim, à vasta comunidade internacional dos Automóveis Antigos, formada por 65 países.

Boas notícias para o movimento histórico dos veículos em 2018

Emanando de uma directiva comunitária, o novo regime de inspecções de veículos históricos começa a ter efeito em vários países. É esse facto que é agora saudado por Peter Edqvist, vice-presidente sénior da FIVA e presidente da Federação Sueca de Veículos , que diz ter sido travada uma ameaça para o futuro dos veículos clássicos nas estradas europeias.

Classificação como Clássico

 

Segundo a FIVA (Fédération Internationale de Véhicules Anciens), é considerado como veículo histórico todo aquele que tem mais de 30 anos e se encontra preservado na sua originalidade. Em Portugal, o Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA), Autoridade Nacional FIVA (ANF) aplica os mesmo critérios. mas não é assim em todos os países.

Inspecções de Históricos

Há algum tempo que a notícia era aguardada e finalmente chegou: dando corpo às Directivas Comunitárias 45 e 47 de 2014, o Estado português, através do Decreto-Lei 144/2017, passou a reconhecer como veículo de interesse histórico os automóveis e motos com mais de 30 anos.

Registro 1000 Miglia

A ideia não é nova, mas vai finalmente avançar. Os promotores das célebres Mille Miglia, com o apoio da FIVA (Fédération International des Véhicules Ancienes), vão criar o Registro 1000 Miglia, com o qual se pretende dizer “basta” aos “falsos histórico”, réplicas ou reconstruções de automóveis que nunca existiram.

Os leilões de Paris

Como já é tradicional, as maiores casas do sector aproveitaram a realização de mais edição da Retromobile de Paris para realizarem os seus leilões. Misturando, em alguns catálogos, automóveis actuais com os Clássicos, modelos bem diferentes foram os mais caros de cada um dos leilões.

Clássicos na pista do Estoril

 O Track Day Classic Experience CPAA levou para a pista do Autódromo do Estoril cerca de meia centena de automóveis Clássicos, numa experiência pouco comum, que possibilitou aos proprietários momentos de adrenalina e a quem os observava momentos de puro prazer.

Rali Vale do Tejo

O CPAA, aproveitou a sua presença no Salão Motor Clássico para divulgar o Rali Vale do Tejo, que terá lugar no próximo dia 26 de Maio.

Automobilias do CPAA

 São já um “Clássico” do calendário anual do CPAA e vão ter continuidade em 2018. Falamos das Automobilias do CPAA, que se realizam em Oeiras.

“Mundial” FIVA 2018

A FIVA (Federation International de Vehicules Anciens), representada em Portugal pelo CPAA, elabora todos os anos um vasto calendário de eventos internacionais a que empresta a sua chancela. De entre todos, destaca-se o Rali Mundial, que este ano terá lugar no Reino Unido.

Isenção de IPO

Novidade desde o primeiro dia do corrente ano, os veículos com mais de 30 anos devidamente inspeccionados e homologados pelo CPAA e de acordo com o Decreto-Lei 144/2017 estão isentos da Inspecção Periódica Obrigatória, vulgarmente designada como IPO.

Parque SABA

Uma das primeiras parcerias anunciadas, a vantagem de estacionar no Parque SABA da Casa da Música, na cidade do Porto, está a revelar-se um verdadeiro êxito.

PARCERIAS A AUMENTAR

A Direcção do Clube tem estabelecido um numero crescente de parcerias com empresas que comercializam produtos e serviços de interesse para os sócios.

A importância da FIVA

Criada em 1966, numa altura em que foi sentida a necessidade de criar uma organização internacional que congregasse os clubes dedicados aos Automóveis Antigos que já existiam em várias latitudes, a FIVA (Fédération Internationale de Véhicules Anciens) agrega hoje representantes de mais de 60 países, incluindo Portugal.
Quatro anos após a sua fundação, o CPAA aderiu à FIVA em 1969, tornando-se a partir daí e até hoje a sua ANF (Autoridade Nacional FIVA).

Elegância em Amelia Island

Um dos mais prestigiados Concurso de Elegância do Mundo, o certame de Amelia Island deste ano voltou a ter dois “Best in Show”: o Best in Show Concours d’Elegance” foi para um Dusenberg J/SJ Convertible de 1929, enquanto que o galardão de “Best in Show Concours de Sport” foi atribuído a um Ferrari 250/275P, de 1963.

Calendário 2018

Conheça o calendário de eventos do CPAA

Retromobile de Paris

Ocupando este ano uma área superior (os pavilhões 1, 2 e 3 do Centro de Exposições das Portas de Versailles), a Retromobile de Paris abriu ontem ao público as suas portas. Até ao próximo domingo, a Cidade Luz transforma-se na Capital do Automóvel Antigo.

Os grandes leilões

Internacionalmente, os grandes leilões continuarão em 2018 a movimentar milhões. As vendas dos automóveis mais caros são normalmente as únicas que têm direito a notícia, mas essas vendas estão longe de esgotar o universo das transacções que se realizam no mundo dos Clássicos. Mas são sempre uma referência. Por isso, registamos as datas das principais semanas de leilões internacionais, para acompanhar ao longo de 2018.

Passeio à Lampreia

Realizou-se no dia 17 de Março o Passeio à Lampreia, organizado pelo CPAA.

TRACK DAY CPAA

O Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA) em parceria com o Estoril Experience Day leva a efeito no próximo dia 18 de Março o Track Day Classic Experience CPAA

Tributo a Francisco Cardoso Lima

O Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA) prestou homenagem ao seu recém-desaparecido sócio nº 1, Francisco Cardoso Lima. Muito participado, o Tributo a Francisco Cardoso Lima serviu também para inaugurar, na sede do Clube, um espaço dedicado ao Fundador.

Passeio São Martinho

Novembro é o mês em que se celebra São Martinho. Já lá vai há um par de meses, mas, pelo interesse despertado em torno do evento promovido pelo CPAA para assinalar a data, não é tarde para recordar, em vídeo, o que foi um dia bem passado.

Convívios de Natal

O Natal é, para famílias, clubes e amigos, a época por excelência para reencontros e convívio. A “família” do CPAA não deixou passar a época em claro e, a 9 de Dezembro, no Porto, e a 20 do mesmo mês, em Lisboa, foi tempo de Convívio de Natal.

SEGUROS (TAMBÉM) PARA PRÉ-CLÁSSICOS

O CPAA continua a proporcionar aos seus sócios seguros para os seus Clássicos a preços extremamente vantajosos.

Electo Siluz

Empresa fundada em 1976, na cidade do Porto, a Electro Siluz – Artigos Eléctricos e Electrodomésticos tem a mais recente parceria celebrada pelo CPAA para benefício dos sócios.

Isenção de IPO

Não é uma novidade e já foi amplamente divulgada. Todavia, pela sua importância, são sempre de relembrar as novas regras para a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) de Veículos Históricos.

Seguros (também) para Pré-Clássicos

O CPAA continua a proporcionar aos seus sócios seguros para os seus Clássicos a preços extremamente vantajosos. Agora, a oferta foi alargada aos Pré-Clássicos, Automóveis e Motos que tenham entre 25 e 29 anos (fabricados entre 1989 e 1993).

Vantagens de homologação

Um pouco por toda a Europa é cada vez maior a preocupação com as questões ambientais. Em consequência, são já muitas as cidades que restringem a circulação aos veículos mais antigos.

Novidades sobre Vistorias

Desde o passado dia 1 de Janeiro, os Clássicos com mais de 30 anos certificados pelo CPAA ficam isentos da obrigatoriedade de inspecção periódica (IPO).
O CPAA foi declarado Instituição de Utilidade Pública em 1981 e desde 1994 foi-lhe atribuída a competência para certificar a qualidade de Automóvel Antigo e Veículo de Interesse Histórico, ficando os veículos anteriores a 1960 homologados pelo CPAA isentos da obrigatoriedade de inspecção periódica.
Por Despacho da ex-DGV de 2001, foi reiterada essa competência ao CPAA, sendo então estipulado que são equiparados a automóveis de interesse histórico todos os fabricados antes de 1960 e que foram certificados como “automóveis antigos” pelo Clube Português de Automóveis Antigos.

Concursos de Elegância

Continuando a realizar-se em Portugal um vasto número de feiras dedicadas aos Automóveis Antigos e Clássicos – destacando-se o Salão Motorclássico, em Abril, em Lisboa, a Automoblia, em Maio, em Aveiro, e o AutoClássico, em Outubro, no Porto – é cada vez maior o número de apaixonados portugueses que se desloca às grandes feiras internacionais.

Museu de Fafe

A cidade de Fafe é, por direito próprio, uma localidade que todos associamos ao Automóvel em geral e ao Rali de Portugal em particular. Fafe quer agora ir mais longe e pretende criar Museu do Automóvel e do Rally de Portugal (MARP), lançando para tal um concurso internacional de ideias para a concepção do novo museu.

1000 Milhas Históricas Brasileiras

A comemorar os seus 35 anos de actividade, o MG Club do Brasil solicitou ao CPAA a divulgação da realização do seu rali anual de regularidade, que tem lugar de 19 a 23 de Junho.

Feiras internacionais

Continuando a realizar-se em Portugal um vasto número de feiras dedicadas aos Automóveis Antigos e Clássicos – destacando-se o Salão Motorclássico, em Abril, em Lisboa, a Automoblia, em Maio, em Aveiro, e o AutoClássico, em Outubro, no Porto – é cada vez maior o número de apaixonados portugueses que se desloca às grandes feiras internacionais.

CPAA NO MOTORCLÁSSICO

Decorreu nos pavilhões da FIL, em Lisboa, de 6 a 8 do corrente, a 14ª edição do Salão Motorclássico, que como é habitual contou com a participação do CPAA.
O Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA) em parceria com o Estoril Experience Day leva a efeito no próximo dia 18 de Março o Track Day Classic Experience CPAA

Desfile de Carnaval

Neste ano de 2018 o Entrudo teve outro colorido na cidade do Porto. O Desfile de Carnaval do CPAA foi um sucesso! Com 58 viaturas e 125 participantes encheram-se as ruas da Cidade Invicta com uma imagem única que só pode ser proporcionada pelos Clássicos.