120 anos da Opel

 

Enquanto fabricante de automóveis, a Opel nasceu em 1899, faz agora 120 anos. No entanto, a companhia já existia anteriormente, como fabricante de outras máquinas. É dessa pré-história da Opel de que aqui falamos.

Por escritura lavrada em Rüsselsheim, a 21 de Janeiro de 1862, Adam Opel fundou a sua própria empresa, dedicada ao fabrico… de máquinas de costura.
Mais tarde, em 1886, a Opel começou a interessar-se pelos meios de transporte, iniciando o fabrico de bicicletas.
Ao falecer, em 1895, Adam Opel era o líder da empresa de máquinas de costura e de bicicletas, mas nunca fabricou nenhum automóvel.
Quando a empresa se dedicou às quatro rodas quem a liderava era uma mulher, Sophie Opel, o que a torna também uma marca única.
De facto, a viúva de Adam Opel – com o nome de nascimento Shophie Scheller –, não só foi uma esposa dedicada como aplicou a fortuna da sua família nas empresas do marido.
Em 1899, contando com a colaboração dos mais velhos dos cinco filhos do casal – Carl, Wilhelm, Heinrich, Friedrich e Ludwig –, a Opel adquiriu os direitos de fabrico do automóvel desenvolvido por Friedrich Lutzmann.
Nasceu assim, em 1899, o “Opel Patent Motor Car, System Lutzmann”, veículo que não teve grande êxito comercial, de tal modo que dois anos mais tarde a sua produção foi interrompida.