Os grandes leilões
Internacionalmente, os grandes leilões continuarão em 2018 a movimentar milhões. As vendas dos automóveis mais caros são normalmente as únicas que têm direito a notícia, mas essas vendas estão longe de esgotar o universo das transacções que se realizam no mundo dos Clássicos. Mas são sempre uma referência. Por isso, registamos as datas das principais semanas de leilões internacionais, para acompanhar ao longo de 2018.
Começa tradicionalmente no Arizona, entre Scottsdale e Phoenix, a temporada internacional de leilões, neste caso com muito mais do que os catálogos das “gigantes” RM/Shotheby’s, Gooding & Comp. e Bonhams, podendo-se dizer que, de 17 a 21 de Janeiro, há leilões para todos os gostos… e bolsas.
Passado menos de um mês, em paralelo com a Retromobile de Paris, os grandes leilões chegam à Europa. Mas, também na capital francesa, haverá não só automóveis de milhões, uma vez que a própria Retromobile criou este ano um espaço onde só serão vendidos Clássicos a menos de 25 mil euros.
Havendo leilões em paralelo com todos os grandes eventos internacionais de Clássicos – sejam concursos de elegância, feiras e, até, com alguns ralis –, o calendário dos principais acontecimentos nesta matéria volta a ter como pontos altos as vendas nos Estados Unidos: primeiro, em Março, em Amelia Island, e depois, em Agosto, na Semana de Monterey.