Rally Vale do Tejo animou o Oeste
Decorreu no dia 26 de Maio o 2º Rali Histórico Vale do Tejo. Esta prova, realizada de acordo com as prescrições do Campeonato de Portugal de Ralis de Regularidade foi centrada no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira e nos seus 260km, divididos em duas secções, estavam integradas 15 provas de regularidade, num total de 160km.
Eram 10:00 quando saiu para a estrada o primeiro concorrente das 39 equipas que alinharam à partida, a dupla António Ramos e Ivo Tavares em Toyota Corolla, equipa que cedo tomou a liderança da prova em constante despique com a equipa vencedora da 1ª edição da prova, Miguel Jerónimo e Rui Martins, em Porsche 911 SC.
Prova que baseava na navegação o seu maior desafio para as equipas, foi cedo que se começou a assistir a alguns lapsos de leitura dos road-books, pelo que a classificação foi sofrendo algumas alterações à medida que avançávamos para o seu final.
Este rali primou pela elegância das viaturas em competição, bem como o elevado nível competitivo das equipas. A boa disposição essa faz parte dos amantes dos Clássicos e, competindo ou apenas desfrutando, está sempre presente.
A Zona Oeste destaca-se belas belíssimas paisagens e deslumbrantes troços sinuosos e pequenas povoações, que foram surpreendidas pelo “rugir” dos motores desde bem cedo. A população acenou à passagem da caravana, em cumprimento aos participantes.
Ao final da tarde, e em jeito de festa, os concorrentes foram recebidos com um cocktail de recepção no final da prova, no Parque Urbano de Vila Franca de Xira. O jantar de encerramento e a cerimónia de entrega de prémios foi realizada no Lezíria Parque Hotel.
O CPAA agradece a todos os participantes pela forma como se desenrolou a prova, esperando que a mesma tenha agradado a todos.
Um agradecimento especial ao José Carlos Figueiredo que, de forma benemérita, tornou possível este Rali pelo seu total envolvimento na prova e a partilha do seu profissionalismo, que sem dúvida contribuiu mais uma vez para elevar o nível da prova.
Fica também registado uma nota de agradecimento às entidades apoiantes e em especial à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira por ter tornado possível a realização do Rali no concelho, com todo o apoio que foi dado.
Resta-nos realçar os vencedores e prometer que para o ano voltaremos ao Oeste!
1º da Geral e 1º categoria H: António Ramos-Ivo Tavares – Toyota Corolla, 2º da Geral e 2º categoria H: Luiz Santos-João Martins – Alfa Romeo Alfasud 1.5 t, 3º da Geral e 1º categoria F: João Botequilha-Magda Ferreira – Volvo 144 S.
2º categoria F: Eduardo Ávila / António Caldeira – Porsche 911 T, 3º categoria F: Piero dal Maso-Sancho Ramalho – Porsche 911 S
1º categoria G: Nuno Nunes-Júlia Nunes – Porsche 911 S, 2º categoria G: Pedro Black-José Segarra Marques – Alfa Romeo Giulia Super, 3º categoria G: Pedro Camilo Alves-Júlio Camilo Alves – Fiat 124 Spider.
3º categoria H: Nuno Serrano-João Paulo Martinho – Peugeot 205 Gti
1º troféu 1300: Sónia Costa-António Costa – Opel Corsa 1.3 GT
2º troféu 1300: António Velez-Maria Fátima Velez – Lancia Y10 1.1 Ie
3º troféu 1300: Duarte Sottomayor-Gonçalo Faria – Ford Escort
Condutora/navegadora femininas: Sónia Costa/Magda Ferreira
Melhor sócio CPAA: Genésio Laranjo
Melhor Team: China Saloio Classic Team