Na era digital, em que a aproximação entre pessoas com os mesmos interesses é mais fácil, é comum subvalorizar a importância de pertencer a um clube de clássicos. Contudo, as razões são muitas e muito fortes. Entre as principais estão:
Facilidade de acesso a especialistas e informação fidedigna
Os clubes reúnem sempre proprietários e coleccionadores com experiência e conhecimento, dispostos para a entreajuda, de forma desinteressada. No caso do CPAA, há mesmo um conselho técnico, capaz de apoiar e informar os sócios nos processos de compra e restauro, bem como uma útil biblioteca. São fontes de conhecimento mais sólidas do que as disponíveis online.
Oportunidades para desfrutar dos veículos
Os clubes organizam actividades, passeios, track-days e ralis pensados para fruir dos veículos antigos em condições ideais e de segurança.
Acesso a condições especiais
Descontos em serviços, produtos, seguros e até nas certificações
Enriquecimento social e da cultura automóvel
Os clubes são um canal de transmissão de conhecimentos entre os entusiastas mais experientes e os que chegam agora ao hobby. São também um ambiente perfeito para travar conhecimento e fazer amizades com pessoas que têm os mesmos interesses e um ambiente apropriado para o convívio em família.
Defesa dos direitos dos entusiastas
A organização dos coleccionadores, proprietários e entusiastas em colectividades organizadas e credíveis, é importante para que a comunidade dos veículos antigos possa falar a uma só voz e defender os direitos de quem possui e utiliza automóveis clássicos.