A HISTÓRIA DO VW TYPE 2 MAIS ANTIGO EM CIRCULAÇÃO

A 7 de Agosto de 1950, saía da linha de produção de Wolfsburg, o mais antigo Volkswagen “Pão-de-forma” conhecido.

Apesar de uma vida longa, este exemplar teve uma carreira curta, “reformando-se” da actividade laboral aos 23 anos. A partir de então, foi trocando de mãos entre coleccionadores e entusiastas do modelo, até que, em 1992 foi adquirido por Tonny L., um fã dinamarquês dos Volkswagen.

Quando adquiriu o Type 2 que viria a apelidar de “Sofie”, investigou o número de chassis e descobriu a importância do seu exemplar. Contudo, tendo estado parado durante 19 anos, o Type 2 exigiu um profundo e rigoroso que lhe devolveria o aspecto com que saiu de fábrica.

Depois de percorrer mais de 20.000km aos comandos da sua jóia, sobretudo para se deslocar a encontros de Volkswagen clássicos, Tonny decidiu que estava na hora de abrir mão de Sofie. Contudo, dado o especial valor histórico de “Sofie”, o proprietário entendeu que deveria certificar-se de que ela não ficaria longe do olhar dos demais entusiastas.

Assim, decidiu que não entregaria a sua Type 2 a uma colecção privada, mas apenas a alguém que desse garantias de expor ou usar o veículo histórico aos olhos de todos. Por isso, ao fim de difíceis negociações, o Departamento de Veículos Comerciais da Volkswagen viria a fechar negócio, de modo a manter Sofie em exposição para sempre.