O tempo e a história não param e, com isso, novos modelos modelos vão entrando, progressivamente, no estatuto de automóvel histórico.
Ao contrário do que é a percepção de alguns entusiastas, o estatuto de automóvel histórico, com acesso aos relativos direitos, privilégios e protecções, é absolutamente universal e não é condicionado pela marca, modelo ou valor. Para que um automóvel possa ser certificado como sendo de interesse histórico, só precisa de preencher determinados parâmetros técnicos aqui descritos, nomeadamente no que à conservação e originalidade diz respeito.
São esses parâmetros que asseguram que o exemplar em causa é representativo da respectiva época da história do automóvel.
Em todo o caso, o parâmetro fundamental para a aquisição desse estatuto, é a idade. De acordo com as regras da FIVA, a idade é definida pela data da primeira matrícula, sendo exigido o mínimo de 30 anos.
Em consequência, as categorias FIVA vão tendo de sofrer alterações, pelo que agora poderá encontrar uma nova categoria, na página relativa à Classificação Técnica.
Assim, a Categoria H, inclui Veículos construídos entre 1 de Janeiro 1981 e o limite estabelecido pela FIVA (mais de 30 anos).