CPAA: VISTORIAS E A SEGURANÇA

Um olhar atento à agenda do CPAA, permite perceber que todas as rondas de vistorias são realizadas em centros de inspecção ou, em alternativa, em espaços que dispõem de todas ferramentas que permitem aferir as condições de segurança dos automóveis.

Há boas razões para isso. O decreto-lei 144/2017, relativo às inspeções técnicas de veículos a motor, estipula que a partir de 1 de janeiro de 2018, os veículos com mais de 30 anos, desde que  certificados como sendo de Interesse Histórico, passam a estar dispensados da IPO.

Esta realidade é positiva para os proprietários que, além de reduzirem as duas despesas, vêem o seu automóvel ser examinado com um “carinho” especial, adequado à idade da viatura.

Contudo, para as entidades certificadoras, como o CPAA, representa uma enorme responsabilidade. A segurança dos utilizadores dos veículos certificados, bem como dos outros utilizadores das vias públicas, depende da qualidade e rigor do trabalho efectuado durante a inspecção de certificação.

Por essa razão, o CPAA não prescinde de utilizar todas as ferramentas que permitem aferir, visual e metricamente, a segurança do veículo, como é o caso do frenómetro, para medição do equilíbrio e potência de travagem, e do elevador ou fossa para verificação do estado da suspensão, elementos da direcção e condição estrutural do chassis e carroçaria. Com o veículo no chão e sem poder observar estes elementos, não é possível garantir as mínimas condições de segurança.

Para complementar esse rigor, os nossos técnicos são profissionais experimentados na avaliação dos veículos, tanto na aferição de deficiências, como no aconselhamento aos proprietários relativamente a questões de conservação e conformidade com as regras FIVA, no que diz respeito à originalidade ou às modificações de acordo com a época.

Desfrutar do veículo histórico é algo que deve ser feito em consciência e em segurança. No CPAA, tudo faremos para garantir e provar que é possível utilizar estes veículos em segurança. É importante para os proprietários, mas também para o respeito de toda população pelos automóveis antigos.

Para pedir a certificação da sua viatura, solicite a documentação necessária enviando um email para porto@cpaa.pt ou lisboa@cpaa.pt ou contacte telefonicamente a Sede (225 377 699) ou a Delegação (214 410 633).