O ADEUS AO “PAI” DO BUGGY

É o adeus a uma das carismáticas personalidades do automobilismo americano. Bruce Meyers foi, nada menos do que o inventor do Beach Buggy, tal como o conhecemos.

O Buggy  a que chamou Meyers Manx não foi criado não só para usufruir de passeios à beira-mar. Bruce quis criar um veículo que pudesse desembaraçar-se na areia melhor do que o seu Hot Rod de motor Ford. Mas esta sua relação com a praia vem da história pessoal.

Nascido em 1926, Bruce foi, desde tenra idade um fervoroso surfista, que passava todos os seus tempos livres entre as praias de Hermosa e Manhattan. Chegado à idade adulta, alistou-se na Marinha Mercante e, em plena Segunda Guerra, integrou a tripulação do porta-aviões “Bunker Hill”. Navio esse que ficou famoso pelas piores razões, ao ser atacado por dois aviões “Kamikaze” durante a batalha de Okinawa, destruindo-o totalmente e vitimando cerca de 400 companheiros de Bruce.

Excelente nadador, o jovem Meyers saltou para o mar e ainda salvou a vida a um piloto, tendo resgatado igualmente vários feridos que viriam a sucumbir.

No seu regresso aos Estados Unidos, matriculou-se numa escola de Belas Artes e dedicou-se ao desenho mas, simultaneamente, voltou a surfar e começou a dedicar-se às corridas off-road nos areais, o que o motivou à criação do seu primeiro Buggy.

Como todo o surfista, estava familiarizado com o potencial da fibra de vidro e, como tal, desenhou e criou um chassis monocoque ao qual adaptou a mecânica Volkswagen. Muito bem conseguido do ponto de vista estético, muito rígido e muito leve, este modelo impressionou todos quantos o viram em acção.

O chassis era curto e a traseira alta. A agilidade e rapidez eram o seu forte. Por isso, Bruce decidiu baptizar a sua criaçõa como Manx, numa alusão à raça de gato oriunda da ilha de Mann, que além de ser pequeno e encorpado, tem como característica a ausência de cauda. O logo da marca seria a imagem de um gato Manx envergando uma espada.

Ciente do potencial do seu Buggy, Bruce criou uma equipa e inscreveu-a na Baja Peninsula, uma prova off-road de 1200km entre La Paz e Tijuana. O resultado foi incrível: não só venceu com grande margem, como bateu o anterior record da prova – que era de uma moto – por cinco horas.

O pequeno veículo tornou-se uma sensação e havia imensos interessados mas, ao cabo de 12 unidades, Meyers percebeu que o custo de produção era demasiado elevado e criou uma nova versão, com uma carroçaria de fibra assente na plataforma do VW, devidamente encurtada.

O sucesso foi notável, beneficiando também de alguma exposição mediática, como aconteceu no filme de Steve de McQueen “O caso Thomas Crown”, que foi recentemente vendid por cera de meio milhão de dólares.

Ao todo, Meyers produziu cerca de 7000 exemplares do seu Buggy. Infelizmente, não conseguiu patentear a sua criação, pelo que o mercado foi inundado de empresas produtoras de cópias fiéis, levando Bruce a dedicar-se a outras áreas de negócio, nomeadamente barcos e personalização de automóvel Rolls-Royce. Recentemente, apadrinhou um concept dar da VW chamado ID Buggy, assente na plataforma do ID, evocando as linhas do Manx.

Eternamente apaixonado por off-road e surf, o homem que se definia como “Um miúdo que nunca cresceu”, morreu aos 94 anos, na Califórnia.