QUANTOS CLÁSSICOS SÃO DEMASIADOS?

É complicado admitir, mas já quase todos pensamos nisso. Há momentos em que percebemos que temos veículos a mais.

As razões que nos alertam para o problema podem ser diversas: falta de espaço, falta de orçamento, falta de controlo sobre a manutenção, falta de tempo para usufruir ou condições para os preservar.

Mas qual é o número a partir do qual deixa de ser razoável acumular mais? Não parece haver uma fórmula certa. Se consegue e usufruir de alguma forma de todos, então talvez ainda não tenha chegado ao limite. Se por outro lado já não se lembra da última vez que andou num deles e sente que está a mentir a si próprio quando diz “No mês que vem, se calhar vou por esse a trabalhar…” então talvez seja hora de pensar e tomar decisões.

No entanto, também há coleccionadores com dezenas de automóveis e motos, todos em boas condições de funcionamento e a uso.

Na verdade, o limite de automóveis ou motos de colecção depende muito de dois factores fundamentais: a disponibilidade de tempo e a disponibilidade financeira. Em ambos os casos, ser sócio de um Clube como o CPAA, pode simplificar a tarefa. Vejamos como.

A tarefa das Inspecções Periódicas Obrigatórias pode ser penosa quando se tem vários automóveis, sobretudo quando se sabe que estão exactamente nas mesmas condições em que estavam no ano anterior. Por isso é que a certificação prolonga os intervalos, de forma a torná-lo mais adequados a cada veículo e à sua intensidade de utilização, podendo ir de um mínimo de quatro anos até a um máximo de dez anos para os modelos da Categoria A e B (fabricados até 1918).

A certificação resolve também outro problema pesado para quem tem vários veículos, e que se prende com o pagamento do IUC – Imposto Único de Circulação. Ao certificar um veículo com 30 anos ou mais, pode usufruir da isenção do IUC, o que pode significar uma grande poupança ao final do ano.

Se é verdade que a certificação poupa tempo e dinheiro, a verdade é que o CPAA oferece ainda mais formas de poupar, através dos seguros para veículos certificados a preços abaixo dos 50€ ou mesmo para pré-clássicos, com o preço imbatível de 60€.

Mas ser sócio do CPAA resolve ainda outra questão fundamental, que é a oportunidade para usufruir dos veículos. Com um extenso e entusiasmante calendário anual de eventos, que vão desde os grandes ralis de regularidade, aos encontros temáticos, passando por eventos das secções mono-marca, não faltam razões para se sentir motivado a tirar um ou mais veículos da garagem e participar nestes animados convívios.