LONDON CONCOURS 2021

De 8 a 10 de Junho realizou-se mais uma edição do concurso de elegância que se tem lugar em Londres, nos terrenos da Honorável Companhia de Artilharia. Ao longo de três dias, 7500 pessoas visitaram o evento, que foi valorizado por três raros dias de sol consecutivos.

Ao todo estiveram reunidos 100 automóveis divididos por 11 classes, cujos títulos são auto-explicativos: ‘200MPH Club, ‘Young Timers, ‘Great Marques – Porsche’, ‘Great Marques – Lotus’ e ‘The Italian Berlinettas’.

Cada uma destas categorias estava recheada de raridades e de alguns modelos emblemáticos e cheios de significado, desde o mítico Ferrari 250 GT SWB Competizione ‘Sefac’, ao misterioso Jaguar XJR15, até ao moderno Bugatti Chiron.

Depois de apurados os vencedores em cada uma das categorias, foi eleito, como sempre o Best of Show, título que este ano foi arrecadado por um automóvel de competição, mas concretamente um Lotus 11 LM50.

Este modelo minimalista, ultra leve e de linhas aerodinâmicas, sintetiza o espírito e a visão de Colin Chapman. Além disso, tratando-se do chassis 11-332, significa que foi usado pela equipa de fábrica, nos Circuitos de Rouen e Reims em 1957, pelo piloto americano Herbert (Mac) Mackay-Fraser. Posteriormente, este exemplar foi vendido a Carrol Shelby e foi pilotado em várias corridas americanas por Jim Hall, mais tarde celebrizado pela Chaparral.
Este Lotus regressou à Europa nos anos 70, tendo sido restaurado em 2006. Depois disso, já competiu por diversas vezes em eventos de histórico, tenho inclusive vencido a Madgwick Cup no Goodwood Revival de 2017.

Nesta edição houve também uma novidade, que é o Prémio do Presidente, que consiste num prémio atribuído pelo Presidente do Júri, Peter Read, ao automóvel que ele mais gostaria de levar para casa. O escolhido foi, sem grande surpresa, o Ferrari 250 GT SWB Sefac que foi celebrizado pelas mãos de Striling Moss e Graham Hill.

Vencedores por categoria:

Great Marques – Lotus– Lotus Eleven LM50

Great Marques – Porsche – Porsche 356 Carrera Coupe

200MPH Club – Ferrari F40

The Italian Berlinettas – Maserati Ghibli

The Young Timers – Mercedes-Benz 560 SEC Koenig Special

The Kustom Klass – 1941 Ford Coupe

The Lost Marques – AC Ace

Best in Show –  Lotus Eleven LM50

Chairman’s award – Ferrari 250 SWB/Comptezione Sefac Hot Rod