60 ANOS DO RENAULT 4

Continua a ser um dos mais carismáticos automóveis de todos os tempos e um dos clássicos populares mais desejados.

É também um dos modelos com mais longa carreira da história do automóvel e, naturalmente, um dos mais simples.

O conceito do Renault 4 saiu da cabeça de Pierre Dreyfus, Presidente da marca na época. Na sua cabeça, aquilo de que a Renault precisava era de um automóvel que fosse como uns “jeans”: que ficasse na moda, que fosse informal mas apto a todas as ocasiões, que fosse barato, fácil de usar e relaxado.

Depois de um período de desenvolvimento de cinco anos, o resultado foi o Renault 4, o primeiro modelo de passageiros de transmissão dianteira da marca francesa.

A apresentação internacional ocorre no Salão de Paris de 1961, em quatro versões: a versão de marcadorias, o 4, o 4L (L significava luxo) e o Renault 3, versão mais minimalista que seria produzida por menos de um ano.

O espaço, o baixo custo de manutenção, a facilidade de condução, o consumo frugal e, sobretudo, a versatilidade do portão traseiro, fizeram do modelo um sucesso imediato e estrondoso, vendendo mais de oito milhões de unidades numa carreira que durou 31 anos apenas com ligeiras evoluções.

Foi produzido, ao todo, em 27 países.

Existiram inúmeras versões com carroçarias diferentes, muitas séries especiais e foi ainda utilizada em competição.

Neste sexagésimo aniversário, damos os Parabéns ao Renault 4 ou “à 4L”, como gostamos de lhe chamar por cá. Parabéns também a todos os proprietários.