O BEST OF SHOW DE PEBBLE BEACH 2021

Terminou a 70.ª edição  do Concurso de Elegância de Pebble Beach, como sempre, com o anúncio do Best of Show.

Este ano, o galardão máximo foi atribuído a um extraordinário e único no mundo, Mercedes-Benz 540K Autobahnkurier de 1938.

Vale a pena referir que apenas foram produzidos 406 exemplares do majestoso 540K, que era um automóvel de carácter desportivo, movido por um motor de oito cillindros em linha, sobrealimentado por um compressor volumétrico.

Com potências entre os 160 e os 180cv, os 540K conseguiam superar os 200km/h, algo muito raro num automóvel civil e luxuoso do período pré-guerra.

Foram vários os formatos de carroçaria utilizados, até porque o 540K podia ser vendido apenas em chassis. Isso explica que o Autobahnkurier seja um exemplar único no mundo. Representando um estudo de formas aerodinâmicas, este modelo era provavelmente mais rápido que outros 540K, não escondendo a inspiração na então recém-inaugurada Autobahn.

Apresentado como um “concept car” em 1934, no Salão de Berlim, seria preciso mais quatro anos até que fosse feito este segundo exemplar, que agora foi premiado. No entretanto, o primeiro terá sido vendido ao Xá do Irão, tendo recebido mais tarde recebido outro motor e modificações na carroçaria.

O segundo exemplar, de 1938, permaneceu na família do proprietário original até 2004, estando hoje na possa da famosa colecção Keller. Depois do restauro, Arturo e Deborah Keller levaram-no a concurso a Pebble Beach em 2006, tendo sido um dos quatro finalistas. Mais tarde, viria a ser Best of Show no Villa Erba 2008, no Louis Vuitton Classic Concours e no Concours of America 2011. Em 2019, foi Best of Show no concurso de Amelia Island.

Este ano foi finalmente vencedor, apesar da fortíssima concorrência no gurpo final: um Maserati A6 GCS Zagato , o Ferrari 365 Pininfarina Tre Posti e um Bugatti T57C Convertible.