OS VEÍCULOS ANTIGOS E O RESPEITO PELO AMBIENTE

Os veículos históricos são a melhor máquina do tempo que se pode imaginar. Ilustram o desenho e a tecnologia do seu tempo e, quando em movimento, tornam-se em verdadeiras viagens ao passado.

A preservação destes veículos é a sustentabilidade na mais pura acepção da palavra. São veículos que sobreviveram ao tempo, enquanto a maioria dos produtos contemporâneos já se extinguiram, tornando-se em resíduos, e exigindo uma substituição.

Tratar um objecto com cuidado, mesmo quando se trata de um modelo de produção em massa, é um acto ecológico, pois vai de alguma forma evitar a sobre-exploração de recursos.

O movimento dos veículos antigos, encoraja precisamente isso: que cada um aprenda a fazer durar os objectos que possui. É, de certa forma, uma ocupação pedagógica e não algo que deve ser visto como inimigo do ambiente.

Em simultâneo, é também um segmento que permite preservar saberes e tecnologias antigos.

Associada ao automóvel antigo há toda uma mentalidade de cuidado, de pensar no amanhã. É o oposto de uma cultura do descartável. Esta é uma atitude que os entusiastas estendem a quase tudo nas suas vidas.