FIVA ‘HALL OF FAME’

A FIVA, Federação Internacional do Veículo Antigo – da qual o CPAA é o representante em Portugal – lançou o seu Hall of Fame, uma espécie de Quadro de Honra do mundo motorizado.

Todos os anos, um júri de destacadas personalidades, nomeará 14 pessoas dignas de figurar neste “painel de heróis” do mundo motorizado, sejam nomes internacionalmente famosos ou personalidades desconhecidas, que marcaram a história do automóvel.

Tal como explica Tiddo Bresters, Presidente da FIVA: “Nem todos os heróis deste meio são nomes conhecidos. A nomeação para o FIVA Hall of Fame é um tributo aos feitos de toda uma vida, mas a selecção tem sempre um carácter muito pessoal. Reflecte as opiniões dos Clubes FIVA de todo o mundo, que nomearam as suas personalidades favoritas. Alguns deles são internacionalmente famosos, outros são relativamente desconhecidos, mas em qualquer dos casos tiveram um impacto palpável e duradouro na história automóvel.”

Depois dos Clubes FIVA de cada país terem feito as suas nomeações, a votação final de 14 nomes foi feita por um painel de jurados conhecedores e prestigiados:

Nick Mason (Reino Unido)
Shiro Nakamura (Japão)
Gaby von Oppenheim (Alemanha)
Patrick Rollet (França)
Navaz Bhathena Sandhu (India)
Tiddo Bresters (Holanda)

Assim, os nomeados deste ano foram:

Da Bélgica, Roland D’Ieteren (1942-2020): Entusiasta, defensor e patrono do mundo dos automóveis clássicos, elevou o Grupo D’Ieteren de um negócio familiar até torna-se uma empresa que emprega mais 30.000 pessoas.

Do Brasil: Og Pozzoli (1930-2017), colecionador de excepção, com um espólio de mais de 200 automóveis clássicos, que será um museu público na cidade Campos do Jordão.
Esta colecção inclui dois Fiat de 1912 e 1914 que D’Iteren recusou vender a Gianni Agnelli, que estava disposto a oferecer um milhão de dólares.

Do Chile: Rodrigo Vleasco: tem um passado como piloto, coleccionador, respeitado historiador e jornalista, que fundou vários clubes.

Da Alemanha, Carl Hahn, responsável pela criação de um mercado sólido para a VW nos EUA, e por ter introduzido o VW no mercado Chinês.

Da índia: Nazir Hoosein (1940-2019), piloto multifacetado, competiu em Velocidade e Ralis e fundou o Indian Automotive Racing Club (1971) e a Motorsports Association of India

De Itália: Mauro Forghieri, Marcello Gandini and Giorgetto Giugiaro,três personalidades que dispensam apresentação.

Do Japão: Shotaro Kobayashi (1929-2013) fundou a primeira revista japonesa mensal de automóveis e foi um jornalista activo e director do Classic Car Club of Japan

Também do Japão, Osamu Suzuki que foi presidente da empresa com o mesmo nome durante mais de 30 anos, tornando-se um dos líderes com maior longevidade nesta exigente indústria.

Da Lituânia, Saulius Karosas (1958-2019), reconhecido engenheiro, mecânico e empresário, era também um coleccionador e restaurador de automóveis pré-guerra, e um filantropo, que criou uma associação para apoiar jovens artistas, músicos e projectos históricos e culturais.

Da Polónia, o famoso Sobieslaw Zasada, que foi tri-Campeão Europeu de ralis, pilotando os pequenos Steyr Such 650TR e Mini Cooper, tendo recentemente voltado ao activo aos 91 anos, para disputar o rali Safari num automóvel da mais recente geração.

Da Sérvia, Bratislav Petkovic (1948-2021), ex-Ministro da Cultura, conhecedor de arte, literatura e história e um hábil mecânico e restaurador, que coleccionou veículos históricos e fundou o Museu Automóvel de Belgrado.

De Espanha, Damian Mateu Bisa (1863-1935), que – juntamente com Marc Birkigt – fundou a Hispano-Suiza em Barcelona, em 1904.