O VW 1302 DO CPAA

Fazem parte do espólio do CPAA, várias viaturas, resultantes de doações de sócios. Desta feita apresentamos o popular e muito acarinhado VW 1302, uma das derradeiras versões do “Carocha”.

Nascido com um modesto motor 1100cc de 25cv, Volkswagen Type 1 (mais conhecido como Carocha), foi sofrendo evoluções estéticas – nem sempre do agrado do público – mas, sobretudo, substanciais evoluções técnicas, quer ao nível das suspensões como da travagem.

As performances, embora sempre modestas, foram crescendo a cada passo da evolução, com versões de 1200, 1300 e 1500cc.

Em 1970 surge o pack Luxus, que incluía bolsas nas portas, cinzeiros atrás, tapetes de alcatifa e pala com espelho de cortesia para o passageiro.

Em 1971 surge a nova carroçaria, com pára-brisas panorâmico, um verdadeiro tablier e uma bagageira maior. No entanto, com o receio de que o chamado “Super Carocha” não fosse bem aceite, devido á sua estética consideravelmente diferente, a carroçaria clássica, com pára-brisas plano, continuaria a ser vendida.

Nesse mesmo ano, o motor 1500 seria substituído pelo 1600 de 49cv. Para evitar confusão com o nome utilizado para definir o Type 3 1600 (modelo familiar da VW), o Type 1 1600 seria baptizado como 1302 S na carroçaria normal e 1303 S na de vidro panorâmico.

Paralelamente, estava disponível o 1302, com motor de 1290cc e 34cv

Em 1972 a área do vidro traseira cresceria cerca de 11% e o equipamento de série seria melhorado.

Este exemplar, de  matrícula IH-85-91, é um 1302 de 1972 e foi doado ao CPAA em 2011 pelos herdeiros da Exma. Srª Dª Maria Manuela Nunes de Menezes, fazendo cumprir a sua vontade, ficando lavrado em testamento esta doação.

Na época contava com cerca de 32.000km no odómetro e, desde então percorreu cerca de 2.000km.

Esteve em exposição na Delegação do Clube até 2019, altura em que foi enviado para a Sede para se iniciar um processo ligeiro de reparação e restauro.

Concluída essa reparação, a Direcção decidiu decorar o Volkswagen, passando a ser mais uma viatura operacional e utilizável, estando prevista a participação em eventos e normal circulação.