Chegou ao fim mais uma edição do maior festival motorizado em Portugal, que atraiu milhares de pessoas à Serra do Caramulo para vibrar com a beleza dos clássicos e a adrenalina do desporto automóvel.
Para garantir a participação de forma segura de todos os visitantes, a organização do Caramulo Motorfestival instalou um forte dispositivo de segurança de acordo com a legislação em vigor, e adaptado à realidade do evento, que contou com a presença da Guarda Nacional
Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival foi a Rampa Histórica Michelin, prova direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de Speedmasters (Velocidade) e Chronomasters (Regularidade), com a parte desportiva a cargo do Clube Automóvel de Viseu. A Rampa Histórica Michelin regressou em 2021 com duas novas categorias. Francisco Cálão e Bernardo Branco, ao volante de um BMW Série 5 E12 3.0 Schnitzer de 1972, venceram a categoria de Chonomasters, enquanto que na categoria de Speedmasters a vitória sorriu a Joaquim Rino ao volante de um BRC BR49 EVO.
A categoria Pré-guerra destinada a automóveis fabricados até 1939 e surgiu pelo valor histórico e entusiasmo que suscita, tendo ainda como objectivo celebrar a era dourada do automobilismo. Na sua estreia, a categoria Pré-Guerra contou com a participação do clube Pre-War Racers Portugal e de automóveis que já participaram nos mais consagrados circuitos internacionais.
Prémio João de Lacerda
O Prémio João de Lacerda, um prémio de carreira que distingue anualmente uma figura do automobilismo, foi atribuído a Fernando Batista, antigo piloto e actual Presidente do Targa Clube, a entidade que em 2006 esteve ao lado do Museu do Caramulo no relançamento da Rampa do Caramulo integrada no Caramulo Motorfestival.
Benz Dreirad assinalou 135 anos da invenção do automóvel
Fabricado em 1886 por Karl Benz, o Benz Dreirad foi o primeiro “automóvel” com motor de explosão interna. A primeira viagem de automóvel do mundo foi feita no Benz Dreirad, por Berta Ringer, mulher de Karl Benz, que partiu de Mannheim com os seus dois filhos em direcção a Pforzheim, percorrendo cerca de 100 km. Depois de várias paragens e assistência manual durante as subidas, a aventureira senhora chegava ao seu destino. 135 anos depois, o Benz Dreirad fez várias aparições na Rampa Histórica Michelin, assinalando o início da era automóvel.