MERCEDES-BENZ 540K VENCE NO SALON PRIVÉ

Foi ao longo de cinco dias que se desenrolou o Salon Privé. Um concurso que, pelo contexto em que se realiza e por acontecer na capital inglesa, tem facilidade e atrair visitantes em grande número e veículos muito especiais.

O Best of Show, galardão máximo, foi atribuído na quarta-feira e distinguiu um Mercedes-Benz 540 K Cabriolet A de 1938. Este exemplar, chassis número 154076, foi entregue a 5 de Fevereiro de 1938 a Tauentzien-Verlag, uma agência de publicidade de Berlim, cujo proprietário era Georg Niedermeier.

A sua especificação é única na medida em que combina a carroçaria de dois lugares com a plataforma longa, estando o motor e caixa recuados em cerca de 20cm face à versão normal.

Eleito entre os pré-guerra, disputou o prémio máximo com outros vencedores à classe como a primeira moto Triumph alguma vez construída, ou o Jaguar E-type Low-drag Lighweight ou ainda um Ford GT40 e um SS 100 3½ Litre.

Premiados, por categorias:

Best in Show – 1938 Mercedes-Benz 540K Cabriolet
Class A: Motos de Competição – 1951 Moto Guzzi 500cc Bicilindrica
Class B: Motos Excepcionais – 1975 MV Agusta 750 Sport
Class C: Pioneiros – 1904 Cadillac 8¼hp Model B rear-entrance tonneau
Class D: Pre-War Tourers – 1938 Mercedes-Benz 540K Cabriolet
Class E: Pre-War Sports – 1938 SS 100 3½ Litre
Class F: Digno de Rei – 1937 Rolls-Royce Phantom III Sedanca de Ville
Class G: Racing Greats – 1965 Ford GT40
Class H: Post-War descapotáveis – 1962 Aston Martin DB2 drophead coupé
Class I: Post-War coupé – 1950 Alfa Romeo 6C 2500 SS Villa d’Este Coupé
Class J: Post-War coupé (Inglêses) – 1954 Austin-Healey 100 D’Ieteren Coupé
Class K: Post-War Tourers – 1946 Tatra T87
Class L: Pininfarina Design – 1963 Alfa Romeo Giulia 1600 Spider
Class M: 60 anos do Jaguar E-type – 1963 Jaguar Lightweight Low-Drag
Class O: Clássicos do Futuro – 1993 Jaguar XJ220
Class P: Hot Rods – 1932 Ford 3-Window Coupe
Preservação – 1955 Aston Martin DB2
Escolha do Público – 1955 Aston Martin DB2 rally car
Churchill Cup – 1972 De Tomaso Mangusta
Duke of Marlborough Automóveis – 1949 Bentley MkVI Light Touring Saloon
Duke of Marlborough Motos – 1901 Triumph Minerva
Chairman’s Award – 1951 Jaguar XK 120 OTS
Spirit Award – 1903 Panhard et Levassor
Melhor Carroçaria – 1927 Rolls-Royce 20hp Tourer by Barker
Mais Opulente – 1931 Bentley 8 Litre Park Ward Four-Door Sports Saloon
Coup de Couer – 1937 Talbot Lago T15 Cabriolet by Worblaufen
Melhor Interior – 1947 Bentley MkVI Cabriolet by Franay
Mais elegante – 1965 Ferrari 275 GTS
Mais emblemático – 1966 Jaguar E-type 4.2 FHC