Na aproximação ao final do ano, os entusiastas dos veículos antigos começam a olhar para o calendário para ver o que os espera e escolher aonde ir na nova época de eventos.
Para o ajudar, apresentamos os destaques de um ano que promete ser muito preenchido.
20 a 23 de Janeiro
Cavallino Classic – 75 anos Ferrari
O Cavallino Classic acontece anualmente na Flórida e é um dos mais importante eventos dedicados à marca italiana. A edição de 2022 será especialmente importante por comemorar os 75 anos da Ferrari.
O evento inclui Concurso de Elegância, uma comemoração dos 60 anos do mítico 250 GTO, um track-day para proprietários e ainda uma exposição que conta com um exemplar de cada ano da Ferrari.
2 a 6 de Fevereiro (adiado para 16 a 20 de Março)
Salon Retromobile
A Retromobile é um dos eventos verdadeiramente incontornáveis, seja qual for o ano. Contudo, este regresso em 2022 é promissor, graças a algumas exposições temáticas verdadeiramente fascinantes. Uma delas permitirá percorrer a história da Gordini, nome que deixou uma profunda marca no automobilismo mundial nas mais diversas modalidades, da F1 aos ralis, passado por Le Mans.
A exposição contará com contribuições da Colecção Schlumpf e o National Automobile Museum, com a curadoria de Christian Huet.
A revista francesa Youngtimer, irá montar uma exposição dedicada aos anos do Grupo A.
23 a 27 de Março
Techno-Classica Essen
Talvez o segundo salão mais importante do ano na Europa, a Techno-Classica tem nada menos do que 20 pavilhões com 1250 expositores, incluindo inúmeras empresas de restauro e comércio de clássicos e um vasto programa de concentrações e acções de clubes a animar os várias dias da feira.
Um evento a não perder.
9 a 10 de Abril
Goodwood Members Meeting
Menos famoso e menos glamoroso do que o Revival Meeting, mas nem por isso menos interessante na componente desportiva, o Members Meeting tem a vantagem de abranger mais décadas de competição automóvel. Os automóveis de turismo dos anos 80 ou até os Grupo C, têm entrada nesta gigante festa do automóvel, numa das mais belas pistas históricas.
21 a 23 de Abril
Salon Privé – Chelsea Edition
Depois do sucesso que tem sido o Salon Privé ao longo dos anos em que se tem realizado em Blenheim, a mesma equipa decidiu expandir as actividades com um novo evento, mas realizado nos jardins do Royal Hospital of Chelsea.
Será o primeiro evento do género (concurso) na Europa e inclui inúmeros eventos paralelos como apresentações de modelos, concentrações e exposições temáticas e até mesmo um original “Concours de Vente”, com 60 automóveis que, além de estarem a concurso, estarão à venda.
24 de Abril
Drive it Day
É já um ritual anual a realização do Drive it Day, um dia em que se convida todos os proprietários a utilizar o seu clássico em qualquer deslocação, como intuito de encher as ruas de clássicos.
O propósito deste evento que nasceu em Inglaterra, é o de mostrar ao mundo a real dimensão e beleza do universo dos veículos históricos.
13 a 15 de Maio
Grande Prémio Histórico do Mónaco
O Circuito do Principado é um dos mais extraordinários ícones do desporto automóvel. É um monumento vivo à história do automobilismo e, por isso mesmo, um local de excelência para receber competições de automóveis antigos
Vão estar em competição veículos de sete classes distintas, cobrindo todas as eras, desde os anos 30 até 1985.
20 a 22 de Maio
Concurso de Elegância de Villa d’Este
Praticamente dispensa apresentações e é o mais importante Concurso deste lado do Atlântico, indo já para a sua 93ª edição.
Além da magnificência do local e do requintado ambiente, o Concurso italiano tem sempre novidades a cada ano e temáticas especiais.
Igualmente importantes são os eventos periféricos como o Fuori Concorso, que celebra, habitualmente, modelos de épocas mais recentes, subordinados a uma temática nova todos os anos.
15 a 18 de Junho
Mille Miglia
Todos os anos, centenas de automóveis exóticos construídos entre 1930 e 1957, alinham numa aventura através de Itália.
Aquela a que chamaram, no seu tempo, “A mais bela corrida do mundo”, deixou de se realizar a partir de 1957 por motivos de segurança, mas desde há 40 anos, realiza-se esta evocação, em que as equipas competem em regularidade.
Os automóveis têm de ser genuínos para serem admitidos e é necessário que um automóvel do mesmo modelo tenha competido na prova original, no seu tempo.
Não é preciso participar para desfrutar desta maravilhosa corrida: estar à partida ou à chegada ou mesmo acompanhar na estrada, é relativamente fácil, gratuito e emocionante.
23 a 26 de Junho
Goodwood Festival of Speed
O Festival of Speed não é um evento de clássicos, mas antes um evento histórico, o que significa que automóveis de todas as épocas, até aos nossos dias, percorrem durante quatro dias as bonitas curvas da propriedade de Lord March.
É um evento que nos permite apreciar toda a evolução do automóvel em acção, desde os primórdios até às mais recentes tecnologias, tudo com um forte envolvimento das marcas, com pilotos de todas as eras e muitas celebridades do mundo automóvel e não só.