“Rain Man” representará, seguramente, uma das mais notáveis performances artísticas da carreira de Dustin Hoffman e um dos filmes mais tocantes e belos da história de Hollywood.
O filme, que conta o reencontro de dois irmãos afastados desde a infância (representados por Tom Cruise e Dustin Hoffman), retrata os obstáculos e, ao mesmo tempo, o potencial de uma pessoa com autismo.
A maior parte do enredo desenvolve-se numa grande viagem através dos EUA, em que os protagonistas viajam num automóvel que pertenceu ao pai e que se trata de um imponente Buick Roadmaster Convertible de 1949.
O automóvel está presente em grande parte do filme e é mesmo tema de conversa entre os irmãos, com Hoffman a referir o quão bem conhece o modelo, ao ponto de saber que foram feitos apenas 8095 exemplares.
Na rodagem do filme foram usados dois exemplares iguais. Dustin Hoffman, sempre ligado ao mundo automóvel por influência do seu tio, o famoso Max Hoffman – importador de várias marcas europeias – acabaria por comprar um dos dois Buick, que restaurou e conservou até à actualidade.
Proprietário de vários automóveis desportivos, Hoffman alega que já não usa o descapotável tanto quanto devia e que, por isso, é hora de o vender.
O mais especial de todos os Buick Roadmaster será levado ao mercado pela Bonhams no seu leilão de Scottsdale, no próximo dia 27 de Janeiro.
O intervalo de estimativa é de 130 a 220 mil euros, valor expressivo para um modelo cuja cotação ronda habitualmente os 50.000€.