A FIVA difundiu hoje a sua nota de pesar pelos clubes associados, relativa ao falecimento quase simultâneo de dois membros históricos fundamentais: Michel de Thomasson e Alfieri Maserati. O primeiro foi Presidente da FIVA entre 2001 e 2007 e o segundo foi um destacado membro da Comissão FIVA.
Michel de Tomasson nasceu em Paris a 9 de Dezembro de 1931. Formou-se na Escola Superior de Electricidade e foi, posteriormente, estudar ciências para a Universidade do Minnesota. Fez ainda carreira militar na Marinha, tendo obtido o título Honorário de Comandante.
A sua carreira profissional foi inteiramente passada numa multinacional francesa da área electrónica.
Foi um grande entusiasta das motos e , além de ter sido dirigente do Moto Clube de Paris, competiu enquanto membro da BMW France, em provas como a Coupes de LÁrmistice, o Paris-Geneva-Cannes, entre outros. Competiu ainda na categoria de sidecar nos primeiros Elephant Rallye na Alemanha e Áustria.
Coleccionou e restaurou inúmeras motos e ajudou muitos outros entusiastas a fazer o mesmo. Durante os anos em que esteve destacado pelo empregador nos EUA, permitiram-lhe envolver-se nos clubes de motociclistas de Nova Iorque e Chicago, tendo sido nomeado Membro da AMA – American Motorcycle Association.
Quando a FIVA foi fundada, em 1966, Tomasson era já muito activo na defesa dos automóveis antigos, através do seu envolvimento na FFVE, a Federação Francesa . Depois, teria um papel fundamental para manter a FIVA em actividade numa fase difícil em que foi preciso reorganizar e direccionar a organização, algo que fez com mestria nos seus seis anos de mandato.
Recebeu o título de Cavaleiro da Legião de Honra Francesa, bem como a medalha da Ordem de Mérito Francesa, pelo seu trabalho na defesa do património histórico automóvel.
Alfieri Maserati foi outro grande servidor da FIVA e da causa dos automóveis antigos, enquanto membro da Comissão Técnica e da Comissão Cultural da ASI (a Autoridade Nacional FIVA para Itália), respectivamente de 2006 a 2009 e 2010 e 2015.
Justamente orgulhoso do legado familiar, Alfieri era filho de Ernesto, o mais novo dos irmãos Maserati, fundadores da marca com o mesmo nome. Foi baptizado de Alfieri, em homenagem ao seu tio.
Grande estudioso da história do automóvel, pôs o seu conhecimento enciclopédico ao serviço da FIVA.
Foi, naturalmente, um dos mais importantes autores no que concerne ao registo da história da Maserati e partilhou muitos factos desconhecidos, em detalhe, nos seus artigos para a revista La Manovella, da ASI.
Sendo ele próprio engenheiro, trabalhou ainda na O.S.C.A, mítica marca fundada em 1947 pela família. A partir do fecho desta empresa, dedicou-se a prestar consultoria a coleccionadores no restauro de modelos Maserati e O.S.C.A..
Morreu em Turim, sua terra natal, aos 84 anos.
A comunidade FIVA endereça os sentimentos aos amigos e familiares destes incontornáveis entusiastas.