FBHVC E A COMPENSAÇÃO DE CARBONO

A Federação dos Clubes Britânicos de Veículos antigos (FBHVC), implementou um sistema de compensação de pegada de carbono que disponibilizou aos seus associados.

Este programa permite que clubes, indivíduos ou organizadores de eventos, tem um mecanismo que lhes permite calcular automaticamente as emissões de carbono produzidas pelos seus passeios ou acções. Em função disso, a ferramenta da Federação apresenta ao associado o valor monetário necessário para compensar a emissão. Valor esse que depois é utilizado para financiar a plantação de árvores de espécies autóctones no território do próprio país.

Agora, a mesma organização veio apresentar os números deste primeiro ano e revelar que foi um sucesso, tendo-se verificado a compensação de 553,564 milhas.

A Federação Britânica não deixa de sublinhar um facto importante: os veículos clássicos, representam apenas 0,25% dos quilómetros percorridos nas estradas do Reino Unido, pelo que o seu impacto ecológico é irrelevante.

Contudo, segundo David Whale, da direcção do FBHVC, “Este plano dá aos entusiastas a oportunidade de contribuirem para uma boa causa e demonstrarem à sociedade que também têm preocupações ambientais, tornado o movimento dos veículos antigos ainda mais positivo para a sociedade”