O FENÓMENO ICE ST. MORITZ

Num dos mais exclusivos resorts dos Alpes suíços, acontece um dos mais insólitos e extravagantes eventos automóveis do mundo, onde se reúnem automóveis superlativos e os mais mediáticos protagonistas do mundo dos clássicos e não só.

St. Moritz sempre foi um ponto de encontro dos mais abastados que procuravam diversão e luxo em extraordinárias férias de Inverno. Ao ski, aos trenós e aos jogos de polo, juntam-se os jantares excepcionais, as festas e tudo o que daí resulta e o orçamento permite.

Em 1985, este ambiente de quase euforia, motivou alguns membros da equipa britânica do Cresta Run – a louca competição de trenós que se realiza há mais de um século em St. Moritz – a experimentarem conduzir os seus Bentley “vintage” sobre o gelo do lago, mais concretamente na pista de corridas de cavalos. O espectáculo, como se imagina, terá sido surpreendente para todos quantos se encontravam na estância e em particular para alguém que achou que estava ali uma boa ideia para um evento.

Da ideia à concretização passaram mais de 30 anos. Foi preciso que o movimento dos automóveis clássicos atingisse o necessário estatuto para que os responsáveis locais admitissem o elegante alvoroço que é o Ice St. Moritz. Como seria de esperar o sucesso foi imediato e, desde a primeira edição que o perfil dos automóveis participantes é condizente com o local e seus habituais visitantes.

Com estreia em 2019, esta é a terceira edição efectivamente realizada, já que a de 2021 foi apenas simbólica, devido às limitações decorrentes da pandemia. Não é difícil, por isso, de imaginar, que a edição deste ano foi a “vingança perfeita” para com a pandemia e a mais participada e excepcional de todas.

Fotos: theicestmoritz.ch