Ferrari 208 Turbo 1982-1986
O Ferrari 308 era um modelo aclamado mundialmente pelo seu carácter, facilidade de utilização, performance e, especialmente, beleza graças ao design de Leonardo Fioravanti.
Infelizmente, a capacidade do V8 fazia com que os preços fossem também sobrecarregados pelos sistemas fiscais de Portugal e Itália.
O motor 208 de 1991cc oriundo do Dino GT4 era, no entanto, uma opção demasiado branda para a performance que se esperava um Ferrari dos anos 80.
O 208 Turbo tornou-se assim a solução mais adequada ao mercado português, enquanto as performances se mantinham dignas de um Ferrari.
Em 1986, com base no 328, surge um novo Ferrari Turbo, agora com 254cv, mais leve e mais veloz (253km/h) que se manteria no mercado até 1989.
Por uma questão de marketing, foi abandonada a designação 208 que identificava a capacidade do motor, passando o modelo a denominar-se apenas GTB Turbo (versão coupé) ou GTS Turbo (versão com tecto amovível).
Motor: 8 cil. em V; posição longitudinal central; Dupla árvore de cames à cabeça; 1991cc; Injecção Bosch; 216cv às 7000rpm; Transmissão: traseira; 5 vel.; Travões: à frente, de disco; atrás, de disco. Com servofreio;
Chassis: monobloco em aço com 2 portas e 2 lugares; Comprimento: 4230mm; Distância entre eixos: 2340mm; Peso: 1232 kg; Velocidade Máxima: 242 km/h