Um entusiasta obstinado, um verdadeiro especialista em veículos históricos e alguém que contribuiu para a melhoria da FIVA de dentro, Tony Davies (Anthony Royston Davies) faleceu no dia 9 de maio de 2022.
Depois de mais de uma década a trabalhar em benefício dos automóveis antigos e da FIVA, Tony Davies “aposentou-se” desta augusta entidade em 2019 e foi premiado com o raro estatuto de Membro Honorário – algo previsível tendo em conta o seu legado.
Por seis anos, de 2007 a 2013, Davies actuou como o primeiro VP Trade and Skills da FIVA com o objetivo de aumentar a consciencialização – dentro da FIVA e entre a comunidade mais ampla de entusiastas – das artes e profissões que correm o risco de serem perdidas, habilidades vitais à contínua preservação, manutenção e restauração de veículos históricos.
Quando Davies decidiu que, novas pessoas, com novas ideias, seriam do melhor interesse do movimento, decidiu afastar-se… mas se pensava que ia ter mais tempo livre, estava enganado. Na Assembleia Geral de 2014, foi eleito VP Estratégia da FIVA – função necessária para recriar a estrutura no topo da FIVA e implementar estatutos e regras atualizados e mais relevantes.
Mas foi no final de 2016, quando solicitado por Patrick Rollet, Presidente da FIVA, para se tornar a força motriz por trás da Comissão de Eventos, que a contribuição de Davies para a FIVA realmente aumentou. Como VP Eventos da FIVA, ele viu claramente a necessidade de aumentar o alcance internacional da organização, aumentar a sua presença na comunidade histórica do automobilismo de estrada e, talvez o mais importante, criar um verdadeiro espírito de equipa e uma abordagem cooperativa entre os membros do Comissão de Eventos.
Com os membros da Comissão de Eventos incentivados a assumir responsabilidades individuais, a liderança de Davies viu mais eventos internacionais no calendário da FIVA e melhor controlo orçamental, para não mencionar dois seminários de grande sucesso dos comissários da FIVA (em 2017 e 2019).
Ao longo dos anos, Tony Davies também foi responsável por projectar o fardamento dos comissários FIVA que ostentam os logotipos da FIVA e dos patrocinadores – e por uma grande quantidade de atualizações para alinhar a documentação da FIVA com nossas filosofias atuais, desde a reescrita do Código de Eventos da FIVA e todos os Anexos para 2018 e 2019, até a atualização do Manual dos Comissários, Relatórios de Eventos – e criação de formulários de julgamento de concursos do zero.
Somente ao listar todo o trabalho árduo de Tony Davies em nosso nome é que podemos realmente apreciar o tempo, o esforço e a dedicação que ele dedicou à FIVA.
Tony também era um habilidoso navegador de rally, o que permitiu que ele se envolvesse com uma variedade de veículos interessantes e exóticos, incluindo um Ferrari GTO. O proprietário do GTO permitiu que Tony o conduzisse, uma honra da qual ele se orgulhava, e que estava ao alcance de muito poucos.
Obrigado, Tony. Fizeste trabalho incrível por todos nós.
A FIVA deseja à sua esposa Rose, à sua família e seus muitos amigos, a força necessária para lidar com essa triste perda.