A Historic & Classic Vehicles Alliance (HCVA), organização sem fins lucrativos criada para apoiar o sector dos veículos históricos, uniu forças com especialistas no desenvolvimento de combustíveis sintéticos. O HCVA vê a pesquisa de combustíveis sintéticos como essencial para que se atinja a meta do governo Britânico de neutralidade carbónica até 2050.
O HCVA está a trabalhar ao lado da CKL Developments, especialista nos Jaguar de competição, que tem vindo a testar o E-type de um cliente em Goodwood usando combustíveis sintéticos desenvolvidos pela Coryton Advanced Fuels. O mesmo Jaguar esteve também em exposição no Palácio de Westminster no final de junho, onde participou do British Motorsport Day, ajudando a divulgar as vantagens dos combustíveis sintéticos a um grande número de parlamentares no dia.
O teste do E-type usando uma mistura de combustíveis convencionais e sintéticos foi bem-sucedido, apresentando um desempenho excepcional em Goodwood. Garry Wilson, CEO da HCVA, comentou: “Temos o prazer de apoiar o futuro de nossa indústria e proprietários de veículos históricos e clássicos por meio do desenvolvimento desses combustíveis e somos extremamente gratos à Coryton e à CKL Developments por este primeiro teste. Ao manter os motores de combustão interna activos nos veículos históricos, mas mudando para combustíveis sintéticos, podemos criar um círculo virtuoso”.
A Coryton é um dos principais players do Reino Unido no desenvolvimento de combustíveis sintéticos sustentáveis, criados como subproduto de resíduos de colheitas, ajudando a garantir que as terras agrícolas não mudem da produção de alimentos para a produção de combustível no futuro. A empresa classifica os seus combustíveis como bioetanol e biogasolina misturados de forma responsável, com o diretor da Coryton, David Richardson, comentando: “Os combustíveis sustentáveis podem desempenhar um papel enorme no futuro dos veículos históricos e clássicos, e por isso é fantástico estar a iniciar estes testes.”
Na recente exibição do E-type no Palácio de Westminster, uma ampla gama de políticos e visitantes mostraram interesse nos combustíveis sintéticos como parte do British Motorsport Day, organizado pelo Motorsport All Party Parliamentary Group em conjunto com o Motorsport UK.
O HCVA planeia captar financiamento extra para ajudar nas pesquisas em curso sobre combustíveis sintéticos. O diretor da organização, Guy Lachlan, disse à Classics World: “O uso de combustíveis líquidos sintéticos e sustentáveis é claramente vital para o futuro do automobilismo clássico”.
Lachlan acrescentou que o evento de Westminster foi um grande sucesso: “Há muito apoio dos legisladores, que estão cada a compreender cada vez melhor que o investimento deve ser aplicado também em tecnologias como os futuros combustíveis líquidos, e não apenas a electrificação”.