40 ANOS SADO 550

Foi há 40 anos que chegou ao mercado o simpático Sado 550.

Para alguns é um motivo de orgulho nacional, outros riem-se. O certo é que o Sado é um digno precursor de uma geração de citadinos como o Smart.

Sim, anteriormente houve inúmero micro-carros, mas o Sado, inteiramente projectado e produzido em Portugal, estava num patamar diferente, bem mais sério.

O nascimento do Sado teve uma motivação bem portuguesa: a escassez de capital. Com um preço inferior a 400 contos, essa seria a sua primeira conquista. A segunda seria a performance, graças ao motor Daihatsu de dois cilindros e 28cv, continua a ser suficientemente despachado para a cidade.

O Sado tinha 70% de incorporação nacional, com várias empresas nacionais a fornecer componentes, com maior ou menor eficácia e celeridade.

A carroçaria era produzida em poliéster e fibra de vidro, o que permitindo fácil manutenção e resistência, elevava o custo de produção. Assim o Sado custava quase tanto como um maior, mais versátil e popular Citroën 2CV.

O projecto do Entreposto Comercial começou em 1975 e a equipa incluía 12 pessoas, entre as quais, José Megre. As primeiras unidades chegaram ao mercado em 1982. Pelo meio, o projecto passou por várias fases, tendo sido equacionada uma versão de três rodas com motor Casal. O resultado final acabou por ser algo mais seguro e refinado. Ainda assim, o modelo não encontrou grande receptividade. As linhas exteriores, da autoria do arquitecto Carlos Galamba, nunca conquistaram muitos adeptos.

Das cerca de 300 unidades produzidas, dois terços acabaram por ser vendidos a entidades públicas como CTT,TLP e EDP.

Só quase 20 anos mais tarde é que modelos com o Smart vieram a tornar-se presença comum nas estradas. Talvez o Sado 550 tenha chegado antes do seu tempo ou talvez lhe faltasse poder de sedução. O certo é que foi mais uma curta aventura da indústria automóvel nacional.

Motor: 2 cil. em linha; posição transversal dianteira; válvulas à cabeça;
547cc; carburador Solex; 28cv às 5500rpm; Transmissão: dianteira; 4 vel.;
Travões: à frente, de tambor; atrás, de tambor. Sem servofreio;
Chassis: tubular em aço com carroçaria em poliester e fibra de vidro de 2 portas e 2 lugares;
Comprimento: 2365mm; Distância entre eixos: 1420mm; Peso: 500 kg;
Velocidade Máxima: 110 km/h