10° ANIVERSÁRIO DA CARTA DE TURIM

Aguardava-se há dois anos pela conferência Europeia de Historiadores do Automóvel, adiada pela pandemia.

Thomas Ulrich e Anders D. Clausager que, corajosamente e com sucesso, organizaram os dois primeiros eventos por conta própria, um em Mulhouse (2017) e outro em Louwman (2019), foram mais do que bem-sucedidos.

A conferência contou com a presença de cerca de 100 ouvintes, incluindo indivíduos da Austrália e dos Estados Unidos, que assistiram a 20 excelentes palestras.

O objetivo da conferência era familiarizar os participantes com as várias facetas do mundo dos veículos históricos. Da incrível história da dançarina Isadora Duncan, que morreu quando o seu cachecol ficou preso na roda de um carro (Joris Bergsma), paetindo-lhe o pescoço, à história do Dr. Stefan Dierkes, que descreveu como Pietro Frua criava os seus concept car em apenas seis semanas. A Dra. Susan Grunewald deu-nos uma visão geral da cena automobilística soviética, e Sandro Binelli falou sobre o seu projeto, a pesquisa dos números VIN das Mille Miglia. Hans Lipp apresentou estatísticas sobre a produção global de automóveis de 1886 a 1918, Erich Karsholt falou sobre fabricantes dinamarqueses, Karl Ludvigsen apresentou o projeto Europa-mundo de 1930, Aleksandar Vidojković falou sobre como pesquisar a história local de veículos usando procedimentos multidisciplinares, o Dr. Elton McGoun falou sobre modelos desportivos e pré-guerra na Europa, o Dr. Wolfgang Munzinger contou uma história interessante e um pouco diferente sobre o automóvel enquanto amante “mecânico”, Roland Dhondt falou sobre evolução de pneus e rodas, Tobias Baldus discutiu o desenvolvimento de pósteres de automóveis até 1914 e o Dr. Pál Négyesi forneceu uma visão geral da indústria húngara.

Tivemos um fim de semana interessante e a atmosfera da conferência surpreendeu. Todos estavam à vontade, todos palestravam com entusiasmo e uma energia especial, e o diretor do MAUTO, o Museu Nacional Italiano, que sediou a conferência, ocasionalmente intervinha na palestra com algumas informações interessantes, tornando-a ainda mais interessante.

Em 2024, a Comissão Cultural da FIVA assumirá uma parte significativa da organização, sob a supervisão de Thomas Ulrich e Anders D. Clausager. O evento acontecerá em Munique, mas permitirá a participação online para quem faça inscrição.

No âmbito desta conferência, a Comissão também organizou uma exposição temática para comemorar o décimo aniversário da Carta de Turim. A Assembleia Geral da FIVA adoptou a Carta em Outubro de 2012, que desde então se tornou o documento central sobre o qual foram estabelecidas as directrizes para a preservação e restauro de veículos históricos. O documento foi interpretado de forma um pouco mais leve e descontraída para atingir o maior número de pessoas possível, através de um formato ao género “banda desenhada”.