Na sua Assembleia Geral anual, realizada em Sofia, Bulgária, a FIVA -Federação Internacional de Veículos Antigos) ficou encantada por constatar um aumento acentuado na proporção de jovens entusiastas de veículos históricos – uma mudança essencial para garantir o futuro do movimento.
“Espalhar a palavra à geração mais jovem é frequentemente visto como a corrida a vencer no mundo histórico dos veículos”, diz o recém-reeleito presidente da FIVA, Tiddo Bresters. “Às vezes, atrair entusiastas mais jovens parecia uma colina difícil de escalar. No entanto, dois factores ajudaram a iniciar uma mudança extremamente bem-vinda. Em primeiro lugar, adoptando as redes sociais – muitas vezes o método escolhido para organizar eventos e encontros para os mais jovens – conseguimos uma redução significativa da idade média dos entusiastas que participam de nossos eventos. Em segundo lugar, estamos muito satisfeitos em ver os chamados “países emergentes” da comunidade internacional de veículos históricos a trazer toda uma faixa de jovens, muitas vezes mulheres, para esta comunidade. Isso aplica-se, sem dúvida, aos dois novos países no mapa da FIVA, Albânia e Geórgia.
“Entre os 200 participantes que se juntaram a nós em Sófia (120 pessoalmente e o restante online), a grande maioria dos delegados de Marrocos, Turquia, México, Índia e Europa Central e Oriental tinha menos de 50 anos, com muitos na casa do 30 e 40 anos. Enquanto isso, muitas vezes são esses países que lideram também o movimento para encorajar mais mulheres a assumir um papel de liderança. As federações nacionais da Turquia, Roménia e Chipre, por exemplo, têm presidentes mulheres. No Irão, a rápida expansão do movimento de veículos históricos está a ser impulsionada pelo Instagram, em grande parte graças à dedicação de uma jovem experiente e altamente motivada. Certamente podemos aprender muito com esses países – e acredito que o movimento histórico de veículos tem mais motivos para optimismo do que em qualquer outro momento do passado recente”.
Em 19 de novembro de 2022, a Assembleia Geral da FIVA viu os seguintes reeleitos:
Tiddo Bresters – Presidente
Peter Edqvist – vice-presidente sénior
Lars Genild, vice-presidente, legislação
Malcolm Grubb – Vice-presidente, Eventos
E foram eleitos os seguintes:
Gabriela Magureanu – Vice-presidente, Associação
Laurent Heriou – vice-presidente técnico