SIMPLEX DE 1912 BATE RECORDE EM LEILÃO

Há cerca de 90 anos, com raízes que remontam à década de 1920, que nasceu o hobby de colecionar automóveis antigos. Poucos modelos têm a distinção de serem altamente cobiçados por todo esse período de tempo. O Simplex é, sem dúvida um deles. Nenhum automóvel representa melhor o romance e a emoção desse período.

O início da Smith and Mabley Company está na importação de automóveis europeus de alta qualidade. A S&M importou Panhard, Renault, Mors e, mais importante, Mercedes. A S&M era a importadora exclusiva da Mercedes para o mercado americano.

Ao fim de alguns anos, a S&M desenvolveu um modelo semelhante ao Mercedes Simplex, mas projetado com dimensões exclusivamente americanas. Em 1908, a Smith & Mabley passava a chamar-se Simplex Automobile Company, produzindo apenas modelos desportivos de enorme cilindrada.

Para alimentar o Simplex, foi projectado um motor Mercedes com cabeça em T, ampliado para 9800cc, com 50cv. Ao contrário de alguns concorrentes do Simplex, o enorme motor não foi concebido para transportar carroçarias pesadas, por isso tinha uma relação igual entre diâmetro e curso, que favorecia os regimes mais elevados. Além disso, trazia várias inovações ao nível travões e dinâmica.

O sucesso no automobilismo consolidou a reputação da marca, que venceu as 24 horas de Brighton Beach com vitórias também em Lowell e Fairmont.

A Simplex ofereceu o 50hp com várias opções de carroçaria, mas houve também quem optasse por entregar o chassis a um carroçador da sua preferência, neste caso, a Quinby.

A proprietária
Eleanora Randolf Sears, nasceu numa família abastada em 1881, e ficaria conhecida como uma das melhores desportistas americanas da primeira metade do século XX. Destacou-se sobretudo no ténis internacional, squash, saltos, golfe entre outros. Foi também uma das primeiras mulheres a conduzir nos Estados Unidos, uma das primeiras mulheres conduzir um automóvel de competição e a primeira a contestar uma multa por excesso de velocidade.
Foi somando proezas desportivas durante décadas, ganhando o título nacional de squash em 1928, aos 47 anos e continuou activa neste desporto até aos 73.

No ténis, alinhou em todos os campeonatos dos Estados Unidos de 1911 a 1929 e foi campeã nacional de duplas por quatro vezes. Competiu três vezes em Wimbledon. Sem temer uma aposta pública, embarcou ainda numa caminhada muito divulgada na época,  de 75km desde Newport, em Rhode Island até Boston, em 10,5 horas.

Costumava ser o centro das atenções nas páginas da imprensa “social”, por vestir calças e exigir mais equidade no desporto, mas causou sensação quando ficou noiva de Harold Sterling Vanderbilt em 1911. Filho do pioneiro piloto e desportista William Kissam Vanderbilt, Harold tinha um talento esportivo semelhante. Mais famoso pelo sucesso em corridas de veleiros.

Vanderbilt comprou para a Sra. Sears este automóvel Simplex como presente de noivado. O próprio tinha vários automóveis Simplex.
O noivado não durou, mas pareceu ter um impacto duradouro em ambos. Harold não se casaria por mais 20 anos e Eleonora manteria o seu presente de noivado por, pelo menos, mais 25 anos.

Encomendado em 1911, este exemplar carroçaria única é indiscutivelmente o maior sobrevivente da marca. Com esta carroçaria elegante e leve da JM Quinby, e uma relação final muito longa (1,97: 1), o Simples atingia os 136km/h às 1200rpm.

Em 1939, a própria Eleanora Sears conduziu o Simplex até um dos primeiros encontros de automóveis antigos VMCCA em Raceland, Framingham, Massachusetts. Recebeu então um belo troféu de prata, que acompanha o automóvel. Existem filmes coloridos desse evento.
Nessa altura, o Simplex trocou de proprietário pela primeira vez, quando a Sra. Sears o vendeu a um membro da VMMCA, Sam Eliott.

O facto de ser um raro Simplex mas, sobretudo, a história excepcional deste exemplar, são a explicação para que tenha atingido um valor recorde para um automóvel pré-guerra vendido em leilão, ao atingir uns notáveis 4,55 milhões de euros no leilão da Bonham’s no Arizona.