Há cada vez mais proprietários de automóveis antigos a optar pela certificação CPAA.
O CPAA, além de ser ANF (o representante oficial da FIVA para Portugal) é a entidade com a mais longa história nos processos de Certificação de Veículos de Interesse Histórico.
O processo está a cargo de especialistas experientes, exigentes mas cooperantes que, mais do que assegurar a correcta condição do seu veículo, estão qualificados para prestar aconselhamento no que diz respeito à manutenção e à apresentação de cada modelo de acordo com a especificação original ou de acordo com o espírito da época.
Obter uma certificação pelo CPAA é acrescentar valor ao seu veículo, já que a chancela do Clube é garantia de que o exemplar está em conformidade com uma observância rigorosa dos critérios definidos pela FIVA e aceites pelas autoridades nacionais.
As certificações do CPAA são realizadas em todo o país, (incluindo ilhas) e sempre em espaços com elevador ou poço e frenómetro, para poder assegurar as boas condições de segurança e manutenção dos veículos certificados, uma vez que a certificação substitui a inspecção periódica nos veículos com mais de 30 anos.
Em 2022 o CPAA realizou 2250 vistorias por todo o país, atingindo cerca de 14.000 os veículos certificados pelo clube. No primeiro semestre de 2023, já ultrapassou as 1500 viaturas certificadas.
Um grande contributo para a preservação e valorização dos veículos históricos mas, sobretudo, um incentivo à utilização.