DEZ DESTAQUES DO GOODWOOD REVIVAL 2023

A 25ª edição do Goodwood Revival contou com um fim de semana ensolarado de corridas históricas, demonstrações em pista e moda de época. Aqui está um resumo dos dez melhores momentos de um dos eventos mais marcantes do automobilismo de 2023.

1: DESFILES EM PISTA
A seleção anual de desfiles em pista do Goodwood Revival oferece muitas vezes alguns dos momentos mais especiais do fim de semana, e 2023 não foi diferente. As manifestações deste ano celebraram a vida de Carroll Shelby, os 75 anos da Lotus e o 50º aniversário do último Campeonato do Mundo de Jackie Stewart.
O ano em Carroll Shelby teria completado 100 anos foi marcado de forma pungente com desfiles de Cobras e GT40’s, ao lado de veículos menos conhecidos da carreira automobilística do americano.
Enquanto isso, uma frota de 75 automóveis Lotus marcou o 75º aniversário da marca e incluiu uma seleção de lendários carros de Fórmula 1 com as cores JPS, o radical Lotus 56 movido a turbina a gás e o Lotus 18 que Stirling Moss usou para garantir a primeira vitória no Grande Prémio em 1960.
A homenagem a Sir Jackie Stewart viu o escocês reencontrar-se de forma comovente com seu Tyrrell-Cosworth 006, vencedor do campeonato, presenteando as multidões com a visão e o som do seu desafiante Fórmula 1 enquanto ele fazia voltas de demonstração no Goodwood Motor Circuit.

 

2: COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS NO TROFÉU FORDWATER
Embora o Revival se concentre no automobilismo da época passada, este ano, pela primeira, o evento também voltou sua atenção para as corridas históricas no futuro próximo, abastecendo 30 carros do Fordwater Trophy de Porsche 911 anteriores a 1966 exclusivamente com combustíveis sintéticos.
Uma lista de inscritos repleta de estrelas ajudou a destacar ainda mais o potencial dos combustíveis sintéticos, com nomes como Mark Webber, Jenson Button e Tom Kristensen. Previsivelmente, isso levou a algumas das corridas mais disputadas e espetaculares do fim de semana.

3: LAVANT CUP
A Lavant Cup foi facilmente uma das competições mais bonitas e caras do fim de semana, com uma grelha que incluía vários Ferrari 250GT SWBs e o famoso 250GT ‘Breadvan’ projetado por Giotto Bizzarrini.
Este ano, a corrida foi marcada por Karun Chandhok, que demonstrou seu controlo inato do carro, mantendo o seu Ferrari 250GTO fora do caminho dos outros concorrentes, depois de uma dramática falha no motor que travou uma roda traseira, fazendo o carro girar violentamente.

4: LAND ROVERS EM HOMENAGEM À RAINHA
O aniversário de um ano da morte da Rainha Elizabeth II foi no dia da abertura do Revival, a 9 de setembro. Goodwood e o Duque de Richmond prestaram homenagens comoventes a Sua Majestade logo após sua morte em 2022, e seguiram este ano com um desfile especial nos adorados Land Rovers.
Um destaque do desfile de dez carros incluiu o chassi L31 – um protótipo de pré-produção de 1948 que é um dos primeiros Land Rovers já produzidos. Havia também um par de modelos Série 1 de 1953, um dos quais era usado para fins cerimoniais, enquanto o outro era regularmente conduzido pela falecida Rainha e sua família.

5: CONCURSO “FREDDIE MARCH SPIRIT AVIATION”
Alguns dos aviões mais raros e bonitos da história da aviação estiveram representados no Motor Circuit para o concurso de elegância do Revival de aeronaves anteriores a 1966.
O Focke Wulf Stieglitz Red D-EMNN de 1936 foi premiado como Best in Show, e foi acompanhado por um Spartan Executive de 1939 e um Fairey Swordfish de 1941 na tribuna. O Travel Air 4000 de 1928 recebeu a Rob Wildeboer Cup pela melhor restauração.
Foi sem dúvida um momento inédito estar na presença de exemplos de engenharia tão elegantes e notáveis.

 

6: CELEBRAÇÃO DO RAC TT
Muitas vezes considerada a joia da coroa nas corridas do Revival, as expectativas para a celebração do RAC TT são sempre altíssimas. Este ano, houve uma excitação palpável antes do início do evento, quando a chuva começou a cair no Circuito Motorizado, que estava assolado pelo tempo quente durante todo o fim de semana.
A grelha escorregadia proporcionou um início de corrida excitante, enquanto os pilotos lutavam por aderência antes de avançarem em direção a Madgwick. Marino Franchitti levou vantagem no Cobra nº1, saltando do quinto lugar da grelha para a liderança da corrida.

7: MOTOCICLOS INCRÍVEIS
Os fãs de motociclos clássicos tiveram muito com que se animar no Revival deste ano, começando com o desfile de abertura da pista conduzido por cerca de 200 motos de uma das maiores coleções de motos anteriores a 1966, construídas por empresas como Harley-Davidson, BMW Motorrad, Royal Enfield, Indian, Triumph e BSA, entre outras. Os visitantes puderam examinar a eclética seleção de máquinas no paddock e conversar com os pilotos vestidos de época.

 

8: TROFÉU WHITSUN
A corrida final de sábado viu estrondosos protótipos desportivos da década de 1960 a lutar pela vitória na competição mais rápida e barulhenta do fim de semana. Stuart Hall arrancou na pole no seu McLaren M1B de 1966, à frente do Lola T70 Spyder de Oli Bryant.

9: SETTRINGTON CUP
Ironicamente, não é a potência que decide uma das corridas mais populares e disputadas do fim de semana – é a energia no pedal. Esta corrida é a Settrington Cup para carros a pedal Austin J40, aberta a crianças até aos 11 anos.
A primeira parte viu uma das chegadas à meta mais próximas vistas nos 11 anos de história da Settrington Cup, com Austin Buncombe conquistando a vitória à frente de Leo Evans por apenas meio segundo. Luca Franchitti completou o pódio.

10: TROFÉU “St Mary’s”
A edição deste ano do Troféu “St Mary’s” foi aberta a carros construídos entre 1950 e 1959, e incluiu o campeão da NASCAR Jimmie Johnson na lista de inscritos ao lado de Rowan Atkinson e do nove vezes vencedor de Le Mans, Tom Kristensen.
O rugido do V8 de 7 litros e a condução soberba de Romain Dumas permitiu conquistar a vitória no seu Ford Thunderbird, à frente de Rob Huff no seu Jaguar Mk2. Tom Kristensen terminou em terceiro e foi a estrela da corrida, tendo ultrapassado os restantes concorrentes no seu Austin A40 desde o 24º lugar da grelha.

O Goodwood Revival regressa em 2024, já com data marcada de 6 a 8 de Setembro.

Fotos: Goodwood