A Estrada Nacional 222, ou EN222, que liga Vila Nova de Gaia a Vila Nova de Foz Côa, é considerada uma das estradas mais bonitas do mundo. De entre os motivos que fazem esta via nortenha seduzir todos os que a percorrem, está o seu traçado e a sua envolvente paisagística, nomeadamente nos troços ao longo do rio Douro.
A estrada N222 conduziu-nos por quilómetros de prazer e fascínio, numa inesquecível viagem que foi realizada ao volante de cerca de 50 automóveis históricos, nos passados dias 23 e 24 de Setembro.
A manhã de sábado começou no Museu da Auto Sueco, onde os participantes realizaram o check in e puderam realizar uma visita informal ao Museu à medida que todos chegavam. Após iniciada a viagem, no KM 0 da N222, fez-se uma breve paragem no amplo espaço do Largo do Conde em Castelo de Paiva, onde os participantes foram brindados com um “verde de honra”, que teve lugar no espaço do CICL – Centro de Interpretação da Cultura Local.
O almoço teve lugar no Douto Hotel Porto Antigo, com vista para o leve ondular do rio Douro. Seguiu-se o percurso até Lamego, com paragem nas Caves da Raposeira. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada pelo professor Orlando Lourenço, o mais alto responsável pelos 15 milhões de garrafas de espumante que estão a apurar nas caves sombrias e frias da Raposeira e Murganheira, na margem esquerda do Douro. Terminada a visita, desfrutaram de um agradável momento de provas de espumante com vista para o douro.
O dia terminou no Hotel Douro Scala, onde logo após o jantar se realizou um jogo de perguntas e respostas tendo sempre como tema o automóvel histórico, permitindo houvesse animação e interação entre os presentes em cada mesa.
Já com os motores quentes, iniciou-se a manhã de sábado com destino à Quinta de Monte Travesso, passando pelo majestoso troço entre o Peso da Régua e o Pinhão. Após uma prova de vinhos da Quinta numa relaxante varanda com vista para as vinhas, a caravana seguiu para o destino final: Vila Nova de Foz Côa.
Em suma, um passeio em que os participantes desfrutaram de vários momentos de lazer e cultura, bem como momentos de convívio que permitiram usufruir do melhor que os Automóveis Antigos têm para dar, que são as muitas amizades.
O CPAA agradece a todos os participantes e ao apoio dos parceiros “ENIF”, “Caves Raposeira”, “Oficina do Couro” e Concelho de Castelo de Paiva.
Fotos: Joel Araújo