CLASSIFICAÇÃO TÉCNICA DOS VEÍCULOS
▩ Definição dos Veículos
Standard
Veículo de série tal como foi entregue pelo construtor. Para os grupos de conservação 2 a 4, as opções, modificações menores e os acessórios disponíveis no mercado na época, são aceitáveis.
Modificações da época
Veículos especialmente fabricados ou modificados na sua época, para um fim especifico.
Típico no seu género, consequentemente com interesse histórico específico.
Tipo X – Excepções
Veículo que foi modificado a partir do seu standard de produção, fora da época. As modificações incorporadas devem ser de acordo com as regras do §2.1 e deve recorrer-se a peças do período apropriado ou fabricadas especialmente dentro da mesma especificação (definição, materiais e utilizações).
Reproduções
Veículos construídos fora da sua época, com ou sem peças de origem, imitando um modelo da época.
Tal veículo deve ser identificado de molde a indicar claramente que se trata duma reprodução.
▩ Grupos de Conservação dos Veículos
Classe I – Autênticos
Veículo tal como foi produzido originalmente, pouco deteriorado, em estado original, incluindo acabamentos interiores e exteriores, com excepção de pneus, velas, bateria e outros elementos perecíveis.
Classe 2 – Originais
Veículo utilizado sem nunca ser restaurado, dispondo dum historial contínuo, em estado original, embora eventualmente deteriorado.
As peças que se deterioram normalmente pelo uso podem ser substituídas por peças com a especificação da época.
A pintura, pormenores exteriores e estofos podem ter sido oportunamente refeitos.
Restaurado
Um veículo, totalmente ou parcialmente desmontado, reparado e montado de novo, com pequenas alterações relativamente às especificações de origem do construtor em caso de indisponibilidade de peças ou materiais.
As peças de origem do construtor devem ser utilizadas, sempre que disponíveis mas podem ser substituídas por outras com a mesma especificação.
Os acabamentos interiores e exteriores podem ser recentes, mas dentro do possível de acordo com as especificações da época.
Reconstruídos
Peças de um ou mais veículos dum mesmo modelo ou tipo, montadas num só veículo o mais possível de acordo com as especificações do construtor.
As peças podem ser fabricadas durante a reconstrução ou feitas fora do período (tais como carroçarias, bloco do motor, culassa ou qualquer outra peça que não contenha identificação).
Acabamentos interiores e exteriores devem ser de acordo com as especificações da época.
▩ Classificação dos veículos por períodos
Para as manifestações realizadas no nosso país, o CPAA utiliza a classificação FIVA, que é a seguinte:
Classe A – Pioneiros – veículos construídos antes de 31 Dezembro de 1904
Classe B – Veteranos – veículos construídos entre 1 de Janeiro 1905 a 31 Dezembro 1918
Classe C – Vintage – veículos construídos entre 1 de Janeiro 1919 e 31 Dezembro 1930
Classe D – Pós-Vintage – veículos construídos entre 1 Janeiro 1931 e 31 Dezembro 1945
Classe E – Pós Guerra – veículos construídos entre 1 Janeiro 1946 e 31 Dezembro 1960
Classe F – Veículos construídos entre 1 de Janeiro 1961 e 31 Dezembro 1970
Classe G – Veículos construídos entre 1 de Janeiro 1971 e 31 de Dezembro de 1980
Classe H – Veículos construídos entre 1 de Janeiro 1981 e o limite estabelecido pela FIVA (mais de 30 anos)