1º Encontro Austin-Healey
Realizou-se no terceiro domingo de Março, o Primeiro Encontro Nacional de uma das marcas inglesas mais carismáticas, a Austin Healey, fundada, em 1952, pelo génio criador de Donald Healey.
Com o local de concentração dos vários modelos da marca na Delegação do Clube Português de Automóveis Antigos em Paço de Arcos, a partida ocorreu por volta das 9,30 horas em direcção a Norte.
O objectivo era conhecer a Serra de Montejunto e mais precisamente visitar a Real Fabrica de Gelo, ali situada, a uma cota próxima dos 500 metros de altitude, construída em 1741.
Neste primeiro encontro Nacional da Austin Healey, estiveram presentes dez veículos da marca em estado de conservação excelente, todos eles inscritos no Clube, constituídos por modelos Sprite, BN2, BT7 e BJ8.
O percurso da primeira etapa, foi cuidadosamente escolhido por Fernando Paulino, com alguns troços extremamente interessantes pelo seu pitoresco de traçado rápido sendo o seu apogeu no serpenteado da subida de Montejunto até à Real Fábrica de Gelo, num total de 83 quilómetros desde a partida.
Ali chegados os participantes visitaram as instalações onde, no século XVIII, se produzia gelo e se armazenava durante o Inverno para ser consumido no Verão, nos deliciosos granizados de frutas e nas bebidas frescas tão apreciado pela nobreza da altura, pois os frigoríficos ainda estavam muito distantes.
O transporte realizava-se em carroças e barco onde o gelo era devidamente acondicionado e protegido para resistir às 12 horas de viagem até um dos seus principais locais de consumo, a cidade de Lisboa.
Considerada um dos raros exemplos do seu género existentes na Europa e única no país, a Real Fabrica do Gelo também designada por Fábrica da Neve da Serra de Montejunto, merece sem dúvida uma visita, apesar do seu estado de conservação não deixar muito a desejar… Uma pena!
A segunda etapa foi realizada até ao Sanguinhal, à volta de 20 quilómetros, com algumas paragens para as fotografias em família.
O almoço foi servido no Restaurante Zélia, que deixou saudades de lá voltar, tal era a qualidade das entradas mas sobretudo o cozido à portuguesa de grande categoria.
Foi um passeio extremamente agradável com um conjunto de sócios muito bem dispostos e divertidos.
A repetir, sem dúvida… lá para Setembro, de preferência com mais participantes.