Aventura Medieval em Sortelha
No dia 27 de Abril o sol, as ondas e as gentes de Carcavelos deram as boas vindas aos carros antigos que tinham como destino Sortelha.
A União de Freguesias de Carcavelos e Parede, presidida por Nuno Alves, agraciou os participantes com um café e uma garrafa do precioso vinho de Carcavelos. Foram entregues ainda dois livros, de Carcavelos e outro da Parede, para entregar aos seus homólogos de Sortelha.
A saída foi dificultada pelo sistema de arranque de um Jaguar. Nada que a solidariedade de alguns participantes e um fio eléctrico das obras fazendo ligação directa da bateria à bobina levasse tal viatura ao destino, tropelias que os carros antigos nos fazem, cobrando o tempo que não estão a passear!!
Seguindo pela exuberante Avenida Marginal, em direcção ao nosso destino, passámos para estrada nacional em que nos levou à Herdade da Urgueira, em Vila Velha de Rodão, onde foi servido um grande e suculento almoço.
Todos “atestados”, os 12 automóveis, seguiram para Sortelha onde, após a distribuição dos respectivos alojamentos (todos dentro das Muralhas), foram lançados dois desafios a todos os condutores:
– Centrar o carro com a porta da Muralha
– “Peddy paper” pelas ruas de Sortelha (para conhecer a História de Sortelha e das suas gentes)
Centrados os carros e anotadas as respetivas medições foi encontrada uma classificação: 1º Diamantino Castelhano, em Citroen DS, 2º Fernando Paulino, em Jaguar E Type 2+2 e 3º Nuno Filipe Antunes, em Jaguar MK1.
O jantar foi servido no Restaurante “O Celta”. Como era dia de Santo Antão, Padroeiro da Vila, houve festa e o conjunto musical “O Canário” animou as hostes até de madrugada.
No dia seguinte, domingo 28, dia da partida, o pequeno-almoço foi servido no “Bar Boas Vindas”
Fizemos a entrega dos livros que levávamos de Carcavelos à Junta de Freguesia, que retribuiu enviando um livro de Sortelha para os seus homólogos de Carcavelos, o secretário distribuiu lembranças aos participantes, desejou boa viagem e recomendou que voltassem com tempo para poderem desfrutar da calma que se vive por aquelas bandas.
Seguimos em direção ao Sabugal, visitámos o Castelo com torre pentagonal, “uma raridade”, seguindo depois por Belmonte em direcção ao Fundão.
A neve na Serra da Estrela oferecia, em conjunto com o florido das estevas e das giestas, espreitadas por entre as curvas e os ganchos da estrada serrana, uma paisagem de cortar a respiração, levando a várias paragens de contemplação.
Chegados ao Fundão encontrámos o Hotel Alambique, que nos serviu um repasto à altura dos deuses.
A contento de todos, distribuímos os prémios e agradecemos em nome pessoal e do CPAA a participação e despedimo-nos até uma nova Aventura.
Esta foi a primeira viagem às Aldeias Históricas. Qual será a seguinte?…