III Rali Histórico
do Vale do Tejo
A terceira edição do Rali Histórico Vale do Tejo, que se cumpriu no passado dia 25 de Maio, foi este ano diferente das anteriores. Diferente por, primeira vez, ter sido pontuável para o Campeonato Nacional de Regularidade Histórica, o que acrescentou responsabilidade e muita competitividade. Diferente também para os que se deslocaram nos 35 automóveis que alinharam no evento turístico, em paralelo com o Rali que puderam estar perto da competição e usufruir da parte cultural que foi proporcionada no passeio.
Voltando ao Rali, podemos dizer que foi de longe o mais competitivo, como testemunha o facto de a cinco prova do final estarem os cinco primeiros separados por não mais do que… cinco segundos!
Pela segunda vez consecutiva, venceu a dupla António Ramos-Ivo Tavares, que levaram o seu Toyota Corolla GTi-16 à liderança, com apenas um segundo menos do que o segundo classificado.
Para além da Classificação Geral, os vencedores das categorias foram: F: Luís Ramalho-Sancho Ramalho, G: Paulo Trindade-Miguel Trindade e H: António Ramos-Ivo Tavares. Taça 1300: Tiago Aguiar-José Ernesto Aguiar.
No total, no Rali, foram 31 os automóveis que percorreram a zona Oeste, partindo de Vila Franca e chegando ao fim do dia a Benavente. Obrigado a todos pelo feedback da Organização!
Mas nem só de Regularidade se passou o sábado! Outros cerca de 35 belíssimos exemplares saíram do Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, depois do último concorrente do Rali e rumaram até ao Museu do Ar.
Ao almoço juntámos mais de 150 aficionados, do passeio turístico e do Rali para confraternizarmos no Lezíria Parque Hotel. Os nosso agradecimentos à vereadora da Cultura da Câmara de Vila Franca de Xira, dr.ª Manuela Ralha, que tornou possível este convívio e nos presenteou com a sua boa disposição!
Benavente era o destino final. Enquanto uns iriam percorrer mais 170km em regularidade dura, sob o abrasador calor que se fez sentir, o outro grupo iria visitar o 8º Salão de Automóveis e Motociclos Clássicos em Vila Franca de Xira. Ainda deu tempo para ir aprender como se processa o descasque e embalamento do arroz, já pertinho de Benavente.
Sem dúvida um sábado a lembrar! Quem participou no Rali ficou com pena de perder a parte cultural, mas temos a certeza que quem fez o passeio turístico olhou com alguma inveja disfarçada para os cansados, mas divertidos adeptos da Regularidade Histórica.
Um agradecimento à vereadora da Câmara Municipal de Benavente, dr.ª Catarina Pinheiro Vale, que entregou os prémios aos participantes e que muito colaborou para que este evento viesse a acontecer com o final em Benavente.
No fim, uns de “corrida” e outros de “rodas de pau” mais de 70 automóveis rumaram juntos até às suas garagens! Os participantes deixaram Benavente com um sorriso expressado no rosto…
“Valeu a pena!”